Após 23 anos

Fracasso de audiência, Força de um Desejo volta ao ar em outubro

Novela exibida entre 1999 e 2000 ganhará reprise no Viva; saiba data de estreia


Malu Mader como Ester na novela Força de um Desejo, que será reprisada no Viva
Malu Mader encabeça elenco de Força de um Desejo, que volta ao ar no Viva após 23 anos - Foto: Divulgação/Acervo Globo
Por Walter Felix

Publicado em 23/09/2022 às 13:39,
atualizado em 23/09/2022 às 13:55

Força de um Desejo, exibida originalmente entre 1999 e 2000 na Globo, ganhará uma reprise no Canal Viva. A novela de Gilberto Braga (1945-2021) e Alcides Nogueira, fracasso de audiência às 18h, mas bastante elogiada pela crítica especializada, substitui Alma Gêmea na TV a cabo a partir de 24 de outubro. A informação foi confirmada pelo canal nesta sexta-feira (23).

Ambientada no fim do século XX, a história retrata o romance impossível entre Ester (Malu Mader), uma famosa cortesã, e Inácio Sobral (Fábio Assunção), um jovem rico e de família poderosa. No decorrer da história, os dois têm um desencontro e, sem saber, a protagonista acaba se casando com o pai do rapaz, o poderoso Henrique Sobral (Reginaldo Faria).

A trama foi inspirada em três romances do visconde de Taunay: A Retirada da Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano. O elenco reuniu outros nomes de peso, como Cláudia Abreu, Selton Mello, Paulo Betti, Nathália Timberg e até Sônia Braga, em uma participação especial nos primeiros capítulos.

Com uma média de 25 pontos no Ibope, a menor da faixa das 18h na época, Força de um Desejo passou longe de ser um sucesso de audiência. O fracasso de público não impediu o aplauso da crítica, o que justificou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2005. Até hoje, a história é lembrada como um dos melhores trabalhos de Gilberto Braga, que morreu no ano passado, aos 75 anos.

Curiosamente, a produção foi escalada para substituir, no Viva, um grande sucesso. Apresentada originalmente entre 2005 e 2006, Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, foi o maior fenômeno das seis nos anos 2000, com uma média de 39 pontos. No último capítulo, chegou a ultrapassar os 50 pontos, feito só registrado no horário nobre naquela época.

Outra que em breve ocupa a programação do Viva é Senhora do Destino (2004). A novela de Aguinaldo Silva entrou na fila de reprises do canal do Grupo Globo e deve estrear a partir de 2023. Na última segunda-feira (19), a íntegra da história de Maria do Carmo (Susana Vieira) chegou ao Globoplay.

Saiba quais são as próximas novelas do Viva

imagem-texto

O Viva exibe, atualmente, as novelas Pão Pão Beijo Beijo (1983), O Beijo do Vampiro (2002), Alma Gêmea (2005) e Caminho das Índias (2009). Ainda neste ano, além de Força de um Desejo, duas tramas exibidas originalmente às 18h retornam ao ar: Coração de Estudante (2002), com estreia em 7 de novembro, e Bambolê (1987), a partir de 28 de novembro.

Em Coração de Estudante, Edu (Fábio Assunção) é noivo de Amelinha (Adriana Esteves). Na ida à cidade-natal da moça, a fictícia Nova Aliança, ele se apaixona por Clara (Helena Ranaldi), dando início ao triângulo amoroso central. Tramas paralelas acompanham o dia a dia de universitários no interior de Minas Gerais.

Já o personagem central de Bambolê é o viúvo Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), que tem uma relação de amizade e um ótimo diálogo com as três filhas, Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins), comportamento nada convencional para a época. O elenco tinha ainda Susana Vieira, Joana Fomm, Sandra Bréa, entre outros nomes.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado