Exclusivo

Miriam de Pantanal, Liza Del Dala pagou curso de teatro trabalhando em hamburgueria

A jovem explica que sua aproximação com as artes cênicas aconteceu de forma lenta


Liza Del Dala caracterizada como Miriam, de Pantanal, sem sorrir e com mochila nas costas
Liza Del Dala em cena de Pantanal, sua primeira novela - Reprodução/TV Globo

Liza Del Dala, a agroecóloga Miriam de Pantanal, descobriu que queria ser atriz ainda na infância, mas sua aproximação com as artes cênicas demorou a acontecer por diversos fatores, incluindo condições financeiras. "Tinha 19 anos quando consegui meu primeiro emprego como jovem aprendiz em uma hamburgueria. Até aquele momento eu já tinha aceitado que atuar não era uma possibilidade para mim, mas com o meu primeiro salário em mãos o coração falou mais alto e fui atrás do que sempre quis fazer", conta, em entrevista ao NaTelinha.

Quando começou a trabalhar, Liza conseguiu investir nos estudos e iniciou curso de teatro e interpretação para TV no Espaço Cultural Arte do Ator. Foi nessa época que ela se sentiu à vontade para compartilhar seus sonhos com a família. "Tocar neste assunto antes de cursar teatro era muito delicado pra mim porque eu não tinha condições e meios de exercer esse ofício."

"Apenas quando eu entrei no teatro e minha contratação de jovem aprendiz estava encerrada - e surgiu a proposta de me efetivarem -, eu sentei com a minha mãe e contei a ela que não me imaginava fazendo nada além de dar vida e apresentar outras formas de ser no mundo. Ela foi totalmente acolhedora e me apoiou no primeiro minuto, de todas as formas possíveis, até hoje", celebra.

De lá pra cá, Liza fez sua estreia nos palcos, apresentou três peças de teatro e começou a apostar na criação de conteúdos artísticos feitos em casa, além de produzir e estrelar uma websérie de poesia e lançar um curta-metragem chamado Rosas Agressivas. Já o convite para Pantanal, que a atriz define como "maravilhoso", surgiu com a ligação de uma produtora de elenco. "Eu me encantei na mesma hora", lembra ela, que hoje tem 22 anos.

"Pantanal carrega uma memória afetiva no coração dos telespectadores brasileiros e agora está cativando uma nova geração. Tenho um enorme respeito e consciência do marco histórico que Pantanal é. Integrar uma obra rodeada por expectativas é desafiador, mas ao mesmo tempo emocionante."

Liza Del Dala tem certeza de que Pantanal será divisor de águas em sua carreira

Liza Del Dala em cena de Pantanal com Jesuíta Barbosa
Liza Del Dala e Jesuíta Barbosa em cena de Pantanal - Reprodução/TV Globo

Após fazer sua estreia nas novelas como a Miriam de Pantanal, Liza Del Dala diz que não tem dúvidas de que a trama de Bruno Luperi será marcante em sua trajetória. "Todo papel que me escalam, a experiência de viver novas vidas é um divisor de águas no meu caminho. Sempre termino um projeto com uma bagagem de aprendizados e ensinamentos. E em Pantanal não foi diferente, trabalhei em um ambiente riquíssimo, cercada de grandes artistas e profissionais talentosíssimos e entregues. Foi um presente", comemora ela.

Perguntada sobre estar preparada para a exposição trazida por uma novela das nove, a atriz explica como lida com coisas assim. "É a minha primeira vez passando por algo do tipo na minha vida. Estou aberta. Estou me entendendo nesse lugar de exposição, estou aprendendo a me preparar, mas trato tudo com leveza e ensinamento", conta.

Liza já havia dito que ela e Miriam têm muito em comum na questão de "ser a mudança que você quer no mundo". "Miriam é uma jovem inserida nessa posição de agente de mudanças sociais, o que conversa muito com o que a modernidade vem trazendo. Jovens estão se politizando mais cedo que em outras décadas graças à disponibilidade de informações e o acesso a elas. Estamos entendendo, aceitando e assumindo nosso papel de construção no futuro que ansiamos."

"Sempre enxerguei a dramaturgia como um espaço potente, mas tenho ciência que apenas enxergar o potencial não causa profundas e reais mudanças. É necessário ser ativo nessa mudança. Miriam trás luz para esse lugar que eu me disponibilizo."

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado