Affair de Jove

Saiba quem é Liza Del Dala, a Miriam de Pantanal

A atriz tem 22 anos e também pode ser vista na série Bom Dia, Verônica


Liza Del Dala de camiseta lilás, posando para foto sem sorrir, como a Miriam de Pantanal
Miriam, de Pantanal, é a primeira personagem de Liza Del Dala em novelas - João Miguel Júnior/TV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 09/08/2022 às 05:15,
atualizado em 09/08/2022 às 09:04

Liza Del Dala fez sua estreia em Pantanal nessa segunda-feira (8) e já chegou na novela das nove balançando o coração de Jove (Jesuíta Barbosa), que vive uma crise em seu relacionamento com Juma (Alanis Guillen). Na trama de Bruno Luperi, Miriam é uma agroecóloga que presta serviços para a fazenda que o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) visita em Santa Catarina e tem a missão de explicar a ele um novo método de plantio que pode ser adotado nas terras do pantaneiro.

Já na vida real, Liza tem 22 anos, é nascida e criada no Rio de Janeiro e filha de pais angolanos. De acordo com a agência que gerencia a carreira da carioca, ela sonhava em ser atriz desde os oito anos, quando assistiu ao filme High School Musical e se interessou pelas artes cênicas. Aos 13, a vontade de atuar aumentou mais ainda quando ela foi ao cinema pela primeira vez.

Os primeiros passos da artista foram dados em 2019. Com seu trabalho de jovem aprendiz, Liza conseguiu ingressar no curso de teatro e interpretação para TV no Espaço Cultural Arte do Ator e fez sua estreia nos palcos, participando de três espetáculos: Metamorfose Social, O Testamento e Nua. No ano seguinte, ela começou a apostar na criação de conteúdos artísticos feitos em casa e produziu e estrelou uma websérie de poesia chamada Diário Poético. Nesse mesmo período, a jovem lançou seu primeiro curta-metragem, Rosas Agressivas.

Montagem de fotos de Liza Del Dala sozinha e com Klara Castanho em Bom Dia,Verônica
Liza Del Dala e Klara Castanho em Bom Dia, Verônica - Reprodução/Instagram

Além de Pantanal, Liza também pode ser vista na segunda temporada de Bom Dia Verônica, que estreou na Netflix na última quarta-feira (3). Na série, a atriz interpreta Carolina, personagem da qual ela falou com muito carinho nas redes sociais. "É isso, a menina Carol tá no mundo tem uns dias. A minha primeira personagem tá no mundo. O melhor do que eu vivi em 2021 tá no mundo.
Minha primeira filha criada coletivamente para o audiovisual. Carol, enquanto você vivia através mim eu vivi um sonho através de você. Cês vão amar esta garota tanto quanto eu", prometeu ela.

No Instagram, a artista criou destaques para que os seguidores conheçam seus antigos projetos, além de deixar algumas dicas de livros que gostou e mostrar um pouco dos trabalhos que fez como modelo. Na página, Liza ainda compartilha cliques estilosos e celebra as conquistas dos astros que admira, como Will Smith, que levou o Oscar de Melhor Ator em março desse ano e ganhou os parabéns da atriz. "Merecidíssimo", disse ela, na legenda de uma foto do famoso.

Liza Del Dala fala sobre Miriam, sua personagem em Pantanal

Jesuíta Barbosa e Liza Del Dala posando para foto em pé e sem sorrir
Jove (Jesuíta Barbosa) e Miriam (Liza Del Dala) - João Miguel Júnior/TV Globo

Do ponto de vista de Liza Del Dala, Miriam e Jove se aproximam de forma natural por terem ideais muito similares. "Independente de resultar um romance ou amizade, acho que funciona para os dois. Não é como uma fraqueza do Jove, é mais uma reação genuína dele quando se tem algum tipo de ligação com alguém", refletiu ela, em entrevista ao Gshow, portal de entretenimento da Globo.

Sobre a parceria com Jesuíta Barbosa, a atriz é só elogios. "Ele é um artista muito comovente, dedicado e através do seu talento e sensibilidade artística eternizou várias historias. Contracenar com ele é uma honra e um mar de aprendizado ao mesmo tempo".

Fazendo sua primeira novela, Liza diz que a dramaturgia ajudou na construção de seu caráter e o amor por este tipo de narrativa foi o que a tocou a seguir na área artística. "Desde meus 8 anos, quando eu via as pessoas que passavam em telas grandes e pequenas vivendo universos tão diferentes, vi que se tornou um sonho a ser transformado em realidade", contou.

"Sempre enxerguei a dramaturgia como um espaço potente para se apresentar e manifestar o tipo de sociedade que queremos existir. Centralizar pessoas pretas em vários tipos de realidades dentro da TV, como Miriam e sua profissão, é uma luta direta contra o imagético estrutural racista que limita as experiências de pessoas pretas em diáspora em qualquer área da vida."

Liza também aposta que Miriam será inspiradora, principalmente pela forma como ela luta e se doa para o que acredita. "O fato de ela ser tão jovem e engajada conversa muito com essa nova geração que vem cada vez mais abraçando esse de lugar de 'ser a mudança que você quer no mundo'. Sinto que eu e Miriam compartilhamos do mesmo desafio", completou.

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado