Exclusivo

Gabriel Santana, de Pantanal, adianta final dúbio: "Será que é mesmo vilão?"

Renato é o sucessor natural das maldades de Tenório? Ator, que está gravando a reta final da trama, responde sobre desfecho do personagem


Gabriel Santana como Renato na novela Pantanal, em exibição na Globo
"Para o trabalho do ator, é sempre bom ter um personagem mais complexo, profundo, com várias camadas", diz Gabriel Santana - Foto: João Miguel Júnior/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 11/08/2022 às 05:31,
atualizado em 11/08/2022 às 07:51

Renato tem se mostrado um mau-caráter na novela Pantanal, da Globo. Gabriel Santana, que dá vida ao personagem, já começa a perceber que os internautas veem o filho de Tenório (Murilo Benício) como um sucessor natural das vilanices do grileiro. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, o ator de 23 anos garante: “O final do Renato vai ser dúbio”.

“Não posso adiantar muita coisa, mas o público tem adjetivado o personagem como um vilão. Será que ele é mesmo um vilão? Será que não é? Vai se arrepender ou não? Por mais que seja um remake, algumas coisas na estrutura do texto têm mudado, e tudo também depende do trabalho do ator”, diz Gabriel Santana.

Aos olhos da audiência, Renato é o primeiro vilão da carreira do artista, que já atuou em Chiquititas (2013) e Malhação: Toda Forma de Amar (2019). Na trama, o jovem vai assediar Zefa (Paula Barbosa) e mostrar que é até capaz de matar a família de José Leôncio (Marcos Palmeira). Só que o intérprete não quer reduzir o papel a esse arquétipo.

“Entendo as pessoas acharem que ele é um vilão, mas eu, enquanto ator, não gosto de chamar o Renato de vilão porque poderia ser uma armadilha para fazer um personagem que é só mau, atrapalhando o meu trabalho. Acho que ele tem uma visão de mundo que o faz tomar certas atitudes. Eu, Gabriel, posso concordar ou não com elas. Inclusive, discordo da maioria (risos).”

Gabriel Santana

Ele não nega que papéis controversos como esse sejam mais atraentes que os ditos “certinhos”. “Para o trabalho do ator, é sempre bom ter um personagem mais complexo, profundo, com várias camadas. Uma das maneiras de fazer isso é dar a ele essas falhas de caráter, essa dubiedade, ora agir certo, ora agir errado”, avalia.

Pantanal deixou “gostinho de quero mais”

Pantanal
Gabriel Santana gravou por duas semanas no Pantanal - Foto: Reprodução/Globo

Ao contrário de alguns colegas, que relataram perrengues nas gravações, Gabriel Santana revela: “Minha estada no Pantanal foi perfeita. Fiquei pouco tempo, só duas semanas, então fiquei com um gostinho de quero mais. Só fiz a viagem uma vez, fui e voltei, enquanto outros atores fizeram esse caminho várias vezes. Talvez por isso tenha sido mais cansativo para eles”, diz, lembrando que parte do elenco passou até cinco meses na região.

“A viagem é cansativa, são três horas de avião e, depois, mais oito ou nove horas para chegar na fazenda em que ficamos hospedados, mas até o trajeto eu aproveitei muito. Descia do carro, olhava a paisagem, aproveitava o clima, a energia. Havia um entusiasmo de estar indo para o Pantanal gravar e conhecer o elenco.”

Gabriel Santana

“Não senti a pressão e o desgaste de trabalhar por muito tempo no Pantanal”, acrescenta o ator. Ele fala com saudade das noites na fazenda, reunido com o elenco em volta de uma fogueira, como fazem os personagens da trama. Durante o dia, eram frequentes os passeios a cavalo vendo o pôr-do-sol.

Conflito entre os irmãos

Pantanal
Família de Zuleica (Aline Borges) entra em conflito nos próximos capítulos - Foto: João Miguel Júnior/Globo

O caráter duvidoso de Renato vai colocá-lo em contraponto aos irmãos Marcelo (Lucas Leto) e Roberto (Cauê Campos), que puxaram a boa índole da mãe, Zuleica (Aline Borges). “Por mais que eles tenham tido a mesma criação, foram criações em épocas e momentos diferentes da vida dos pais”, comenta Gabriel Santana.

“Cada um tem seu sonho, sua personalidade. O mundo os afetou de maneiras diferentes. Também acredito que a responsabilidade sobre a personalidade de um filho não seja dos pais. Não justifico na criação a falha no caráter do meu personagem, mas sim no que ele viveu e como ele sentiu tudo o que viveu.”

Gabriel Santana

Na vida real, o ator tem uma irmã mais velha, Ana Carolina. “Ela sofreu muito mais do que eu (risos). Foi a primeira filha, meus pais eram mais novos. Existia um zelo excessivo com o primeiro filho”, comenta.

As filmagens da trama já se aproximam do fim, segundo Gabriel Santana. “Estamos bem adiantados. Meu núcleo está gravando quase o final da novela, com os desfechos da trama. Estou ansioso para ver essas cenas no ar e já começo a sentir saudades.”

Ator vive rapper Hungria em filme

Gabriel Santana
Gabriel Santana gravou como o rapper Hungria Hip Hop em filme sobre trajetória do artista - Foto: Paulo Ayres/Divulgação

O ator chegou a morar sozinho em 2019, quando integrou o elenco de Malhação: Toda Forma de Amar. Voltou a viver com a mãe com a irmã em meio à pandemia da Covid-19. Agora, está novamente em um apartamento só dele. “Gosto de ter meu espaço, com minhas regras, minhas manias e meus rituais.”

“Acho importante entender como a gente lida com nossa própria companhia, sozinho. Tem sido muito bom. Às vezes, cansa chegar do trabalho e ainda ter que cozinhar, lavar louça, varrer a casa, se preocupar com as contas, mas são coisas que fazem parte da vida adulta e que nos fazem amadurecer muito”, destaca.

Com o fim próximo da novela, ele já faz outros planos para a carreira. É o protagonista do filme Made in Favela, em que dá vida ao cantor Hungria Hip Hop em uma cinebiografia que será lançada em breve. Há ainda duas peças de teatro: a comédia Eu Posso Explicar, que deve chegar aos palcos este ano, e Conectividade, projetada para o ano que vem.

“Por mais que eu seja muito jovem, já tenho uma trajetória. Tenho buscado muito o que eu quero falar enquanto artista, quais são os projetos que eu tenho vontade de idealizar. Estou com algumas ideias para o teatro e com certeza elas vão se realizar.”

Gabriel Santana

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado