Um morto muito louco

Além da Ilusão: Em reviravolta, Matias forja a própria morte

Ex-juiz escapa do manicômio e se torna morador de rua


Matias assustado em cena de Além da Ilusão
Matias se finge de morto no final de Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo
Por Taty Bruzzi

Publicado em 11/08/2022 às 05:57,
atualizado em 11/08/2022 às 07:55

Nos capítulos finais de Além da Ilusão, Matias (Antonio Calloni) forja a própria morte para não voltar ao manicômio. O ex-juiz deixa uma carta de despedida para a família e se joga no lago. Somente o barco, e a toga do esquizofrênico serão encontrados. Nas cenas seguintes, o telespectador verá o pai de Elisa (Larissa Manoela) vagando pelas ruas feito mendigo, comendo do lixo e visitando o túmulo da filha. 

Depois de confessar para a polícia que atirou acidentalmente na namorada de Davi (Rafael Vitti), e armar para que a culpa recaísse sobre o mágico, o marido de Violeta (Malu Galli) pedirá perdão ao rapaz e aos suposto "fantasma" da falecida.

Isadora (Larissa Manoela) é que surge na frente do pai se fazendo passar pela irmã, e o convence a assumir a culpa pelo crime. Nisso, o cunhado de Heloísa (Paloma Duarte) escuta Leônidas (Eriberto Leão) dizer à mulher que não irá voltar para a faculdade de medicina, em Londres, por causa do amigo.

A costureira se revolta, e Matias escuta suas lamentações. Então, o esquizofrênico fará todos da família acreditarem que se matou, mas seu corpo não será encontrado. Já o ex-magistrado passa a vagar pelas ruas e a viver da caridade dos homens. Confira!

Em Além da Ilusão, Matias se faz de morto e livra a família de estorvo

Além da Ilusão: Em reviravolta, Matias forja a própria morte

No final de Além da Ilusão, Matias forja a própria morte e passa a vagar pela cidade feito um morador em situação de rua. O ex-magistrado admite que matou Elisa por acidente, pede perdão a Davi e será condenado a voltar para o manicômio, só que judiciário.

Antes de morrer, o pai de Leônidas deixou o restante do curso de medicina do filho quitado, para que ele pudesse retomar os estudos quando desejasse. "O doutor vai precisar de um amigo pra visitá-lo. Você nunca foi num manicômio judiciário. É mil vezes pior que um sanatório", conta sua decisão à mulher.

"É você jogando fira seu futuro, a minha irmã impedida de viver um grande amor porque é viúva de um marido vivo. A presença do Matias nas nossas vidas é um estorvo pra todo mundo! Quem é que esse homem faz feliz aqui? Ninguém! Era melhor não existir", esbraveja, Heloísa.

O marido de Violeta escuta a conversa do casal, escreve uma carta de despedida e vai em direção ao lago do engenho carregando sua toga. Ele se joga na água e desaparece. As cenas serão embaladas pela voz do ex-magistrado lendo a carta.

"Dentro do peito carrego um silêncio que destrói. Como abrigar a cabeça a esquecer uma dor que o coração lembra a todo instante? Minha sorte é que eu falo com Deus, e ele fala comigo. E nesse momento, ele está me dizendo: confie em mim, porque sou maior que o teu sofrimento. Nada que faça vai fazê-los te perdoar. Mas venha a mim, que eu te perdoo. Em verdade, eu lhe digo: o manicômio não é pra você, Matias. Teu lugar é ao lado de Elisa".

Nisso, Violeta será avisada por funcionários que o barco foi encontrado apenas com a toga que pertenceu ao marido. "Papai preferiu a morte a ir pro manicômio. É muito triste! Espero que ele esteja em paz", reage, Dorinha.

Nas cenas finais do capítulo, o esquizofrênico aparece andando pelas ruas e falando sozinho, enquanto empurra um carrinho cheio de bagulho. "Quem é você? Não olha pra mim. Eu nunca perco", dirá.

Um desconhecido passa por ele, acompanhado de uma menina, e se esquiva do pedinte. Na sequência, Matias remexe uma lixeira até encontrar um resto de um sanduíche, e come. Mais adiante, o pai de Elisa surge dançando em frente ao túmulo com a falecida.

A sequência vai ao ar no último capítulo da novela das seis.

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. 

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado