Entrevista exclusiva

Danilo Mesquita defende amor de Joaquim por Isadora em Além da Ilusão: "Nunca duvidei"

Ator comemora primeiro vilão e revela qual cena o deixou mais abalado


Danilo Mesquita caracterizado como Joaquim em cena de Além da Ilusão
Danilo Mesquita interpreta primeiro vilão em Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo
Por Taty Bruzzi

Publicado em 10/08/2022 às 04:21,
atualizado em 10/08/2022 às 08:17

Talvez Danilo Mesquita ainda não tenha noção, mas para quem acompanha Além da Ilusão é inegável que o intérprete de Joaquim vem roubando a cena sempre que aparece. Principalmente, nessa reta final da novela das seis, da TV Globo, que se despede do horário no próximo dia 19 de agosto. 

Dando vida ao seu primeiro vilão, o ator não mediu palavras para defender o sentimento que seu personagem nutre por Isadora (Larissa Manoela). "O Joaquim ama a Isadora! Isso, eu não acho discutível", diz em conversa exclusiva com o NaTelinha.

Sobre Úrsula (Bárbara Paz) ter jogado o filho nos braços da mocinha, Danilo acha que foi apenas um passo inicial para esse sentimento aflorar. Porém, ele não nega que acabou se tornando uma obsessão.

"Existe o sentimento de posse, ele é possessivo sobre ela e ama de verdade essa pessoa. Isso, eu nunca duvidei. O fato de a Úrsula ter direcionado ele pra esse sentimento não faz com que ele ame menos. Pode ter sido um primeiro empurrão, mas, depois, ele se apaixonou. Eu acredito nisso", enfatiza.

"Tanto que o Joaquim é um menino extremamente passional. Se você for ver as ações dele na novela, ele perde, erra, justamente por ser muito passional. Se, de repente, ele fosse mais maquiavélico, se fosse só interesse, ele seria mais frio nas atitudes dele. Mas não, ele ama. E, por isso, é passional, age com emoção".

Danilo Mesquita

Danilo Mesquita defende amor de Joaquim por Isadora em Além da Ilusão: \"Nunca duvidei\"

"Às vezes, ele deixa até de pensar mais. Então, ele de fato ama a Isadora e isso é o que atrapalha todos os planos que a Úrsula tem com esse casal. Faz dar todas essas confusões", observa.

Acostumado a papéis de mocinhos na TV, o mais recente tinha sido o estudante de medicina Carlos, que morre após ser baleado durante uma manifestação política, no remake de Éramos Seis (2020), o ator de 30 anos fala da experiência em viver um vilão.

"Eu desejei muito esse personagem! O ator precisa se experimentar em coisas novas, coisas diferentes. Eu que vinha de muitos mocinhos, queria me experimentar nesse outro lugar. Fiquei muito feliz com essa oportunidade. A expectativa era grande", vibra.

Danilo também se rasga em elogios aos colegas de cena e equipe de Além da Ilusão, a quem dedica parte desse sucesso, não só do seu personagem como, também, da novela da TV Globo.

"Depois que eu conheci meus parceiros, minhas parceiras de cena, toda a equipe também, tudo foi facilitado pelo coletivo, sabe? O coletivo da novela foi muito 'massa'", destaca.

"Hoje, analisando, na reta final, fico muito feliz de tudo o que aconteceu, de ter tido essa oportunidade, ter encontrado pessoas preciosas no meu caminho, que foram meus parceiros e me ajudaram a construir esse personagem também", diz.

"Foi mais do que eu esperava. Foi lindo, lindo, lindo, e demais! E eu tô muito feliz com esse momento. Muito feliz de ter tido essa oportunidade e muito feliz de ter conseguido contar essa história com esses parceiros e essas parceiras", acrescenta, já em clima de despedida.

Ator recorda trégua do Joaquim com Davi e mancadas do vilão

Danilo Mesquita defende amor de Joaquim por Isadora em Além da Ilusão: \"Nunca duvidei\"

Na disputa constante pelo coração de Isadora, Joaquim e Davi uniram forças em determinado momento da novela para defendê-la de Nelsinho, badboy interpretado por Johnny Massaro com quem a mocinha acabou se envolvendo e, por pouco, não sofreu abuso.

Para Danilo Mesquita, a trégua com o rival declarado foi uma prova de amor. "Eles estavam preocupados com o que aquele cara podia fazer, já que todo mundo sabia da fama dele, que ele ia fazer mal a Isadora. ", recorda.

Porém, não descarta aquele sentimento de disputa entre eles. "Naquele momento, eles pensaram muito na Isadora, no que poderia acontecer com ela diante desse cara com o histórico que ele tinha. Os dois se juntaram para o bem dela, mas, é claro que, também tem o ciúme da parte dos dois", ressalta.

Apesar de vilão, Joaquim deu umas mancadas no decorrer da trama. Danilo e o público se divertiram bastante com as furadas do "almofadinha". "Ele tentou muita coisa que não deu certo na novela e o público adorava isso, né? Que o Davi sempre conseguia descobrir tudo o que ele articulava, mas ele foi aprendendo", ameniza.

"Eu acho que ele foi esfriando mais essa emoção, essa paixão, conforme a relação dele com a Isadora foi ficando muito mais estabelecida. Quando ela disse que não gostava dele, acho que deu nele um sentimento de frustração muito grande, mais sentimentos ruins, sabe?".

Danilo Mesquita

"O fato dela rejeitar tanto ele assim mexeu com ele. Fez com que ele aja de forma fria. Ele já descobriu que pelo coração não vai conseguir. Então, ele começa a ser mais frio e, naturalmente, as articulações tendem a dar certo. Mas eu acho que a galera está odiando bem ele agora", comemora.

Segundo Danilo, a repercussão nas ruas e redes sociais vai de encontro ao que ele disse anteriormente. "Tá demais, tá direta! As pessoas, de fato, odeiam o Joaquim", garante. No entanto, o intérprete do vilão destaca que muitos jogam a culpa na influência da Úrsula sobre o filho, defendendo o rapaz.

"Pessoas de várias idades têm assistido a novela e isso é muito legal. Significa que a novela comunica mesmo com bastante gente. E como vilão, então, está sendo bem engraçado, porque a galera detesta o Joaquim com força", fala com um sorriso no rosto.

Danilo elege a desova do corpo de Abel como cena mais pesada

Além da Ilusão caminha para seu desfecho e foi nessa reta final que o personagem de Danilo Mesquita descobriu do que a Úrsula é capaz de fazer. "Eu acho que a morte do Abel [Adriano Patermann] é um primeiro momento, onde ele realmente descobre que ela pode ir muito mais longe do que ele", explica.

Danilo Mesquita defende amor de Joaquim por Isadora em Além da Ilusão: \"Nunca duvidei\"

"Ele começa a entender, profundamente, quem é essa pessoa, e mesmo sabendo que é a mãe dele, choca saber que a pessoa que ele ama seja capaz de fazer essas coisas. Eu acho que a máscara cai ali", opina.

Apesar do suspense sobre a reação do Joaquim quando souber que não é filho legítimo da vilã, o ator garante que a relação dos dois não será mais a mesma. "O que eu posso adiantar é que ele vai ficar magoado com a Úrsula. Vai ser o momento que racha a relação deles. Vai rolar uma estremecida", adianta.

E se por um lado Danilo está adorando interpretar um vilão, por outro ele precisa conviver com o peso das cenas. "Você está em contato com sentimentos muito fortes o tempo todo, de raiva, de frustração, de ódio... Enfim, sentimentos variados que não são legais, que a gente tenta na vida não estar com eles no coração", lista.

"A rotina é pesada, as cenas são pesadas, mas a gente sai de lá, encontra com um amigo, já faz uma brincadeira com a galera ali, eu acho que tem que ter esse exercício de voltar".

Danilo Mesquita

Danilo Mesquita defende amor de Joaquim por Isadora em Além da Ilusão: \"Nunca duvidei\"

O ator elege qual cena foi a mais forte até agora. "Quando teve as cenas que eu desovava o corpo do Abel, por exemplo, foram cenas emocionantes, que mexeram comigo", admite. "Então, é importante respirar, voltar, colocar de novo o pé no chão... É fundamental esse exercício", aconselha.

Danilo Mesquita é também músico e, ao lado do amigo Ravel Andrade, fundou a banda Beraderos, apadrinhada por ninguém menos do que Milton Nascimento. O ator baiano conclui a conversa falando com orgulho desse projeto.

"O Beraderos é um projeto lindo que eu tenho com o Ravel, Alexandre, Simão, Júlio, Ronaldinho, o França... E cada um traz um pouco da sua referência. A gente tem muitas referências, além do Milton [Nascimento], claro", alerta.

"Na verdade, gostamos de cantar o Brasil profundo. A gente tem esse amor pelo Brasil, pela música brasileira, somos uma banda autoral, o nosso interesse é sempre falar do Brasil", finaliza.

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. Confira!   

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado