Em 1990

Juma morre em Pantanal? Final da primeira versão teve até abaixo-assinado

Comoção popular teria impedido fim trágico da personagem na novela original


Alanis Guillen como Juma em cena da novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, é quase certo que Juma terá um final feliz no último capítulo - Foto: Reprodução/Globo

Juma morre em Pantanal? Na novela da Globo, é quase certo que a mulher-onça vivida por Alanis Guillen terá um final feliz ao lado de Jove (Jesuíta Barbosa), mas não havia essa certeza há 32 anos, quando a primeira versão da história foi ao ar na Manchete. A imprensa especulou, em 1990, que a intenção do autor era matar a protagonista no último capítulo da trama, o que chegou a gerar até um abaixo-assinado entre fãs da personagem.

Com o título "Morte de heroína revolta telespectador", reportagem do jornal O Dia publicada em 16 de setembro de 1990 afirmou que, no fim de Pantanal, Juma assumiria de vez seu lado animal e morreria na mata, vítima do tiro de um caçador. O objetivo do novelista Benedito Ruy Barbosa seria alertar sobre a caça a animais silvestres na região.

Só que o público já mostrava descontentamento com o desfecho, cerca de três meses antes de a novela acabar. A matéria assinada pelo jornalista Omar de Souza informou sobre a manifestação de repúdio de um grupo de moradores do bairro do Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A líder Maria Helena, uma dona de casa, afirmou que ligou para a Manchete para tirar a história a limpo:

“A produção me confirmou que Juma vai virar onça e morrer. Não nos conformamos com isto. Todos que acompanharam a novela até agora estão torcendo para que os dois sejam felizes. Se a novela terminar de outra forma será uma decepção. (...) Já tentamos nos comunicar com o autor, mas não conseguimos. Também não acredito que seja só especulação. Só sei que sou muito emotiva e estou revoltada com a notícia.”

À reportagem, Maria Helena falou sobre sua intenção de enviar um abaixo-assinado a Benedito Ruy Barbosa para que Juma fosse poupada da morte e tivesse um final feliz. A matéria também entrevistou artistas, uma psicóloga e até um vereador, que opinaram sobre a possível morte da protagonista. Na época, a novela era febre em todo o país.

Membros do elenco também opinaram. "Não acho que Juma deva morrer, mas seria ótimo se a novela assumisse a fantasia e ela virasse onça para sumir na mata, junto com o Velho do Rio que também se tomaria sucuri de vez. Acho que o Jove compreenderia", opinou Marcos Palmeira, que na época viveu Tadeu e hoje dá vida ao protagonista José Leôncio.

“Ah, se esta novela não tiver o fim que eu gostaria vou me desencantar, e já passei da idade do desencanto. O público não gosta quando seus ídolos morrem. Se isto acontecer com Juma seria uma grande decepção. Eu prefiro até nem pensar como será o fim para não ficar triste.”

Mário Lago

“Juma representa a pureza, a simplicidade, o próprio Pantanal. Ela não pode morrer, não tem sentido. Além disso, não seria nado bonito.”

Almir Satter

“Não haveria coerência na morte de Juma. Se ela ficar com Jove no fim será um final justo para um amor bonito e verdadeiro, além de um prêmio para José Leôncio, que finalmente vai ganhar um neto.”

Sérgio Reis

Qual o final de Juma em Pantanal?

Cristiana Oliveira como Juma Marruá na primeira versão de Pantanal, exibida na Manchete em 1990
Juma foi poupada da morte e teve final feliz na primeira versão de Pantanal, exibida na Manchete em 1990 - Foto: Reprodução

Não se sabe se as manifestações contra a possível morte de Juma surtiram efeito e fizeram o autor mudar de ideia. O fato é que a personagem, vivida por Cristiana Oliveira na versão de 1990, teve um final feliz com Jove, na época interpretado por Marcos Winter. O casamento entre eles, celebrado em meados da história, é mantido até o fim da trama.

No último capítulo, Jove e Juma aparecem felizes e com uma filha. Quem morre no desfecho é José Leôncio, papel que coube a Cláudio Marzo no original. Ele tem um ataque do coração no dia seguinte a seu casamento com Filó (Jussara Freire) e finalmente tem um reencontro com o seu pai, o Velho do Rio (também vivido por Cláudio Marzo).

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado