Sobrenatural

Pantanal: Por que José Leôncio não vê o Velho do Rio? Mistério é desvendado no final

Pai e filho têm reencontro emocionante no último capítulo


Marcos Palmeira e Osmar Prado como José Leôncio e o Velho do Rio, respectivamente, na novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, José Leôncio tem reencontro com o pai, o Velho do Rio, no último capítulo - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 12/06/2022 às 16:30,
atualizado em 12/06/2022 às 16:35

Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) aparece para vários personagens, mas nunca para José Leôncio (Marcos Palmeira). Isso faz com que o fazendeiro duvide da existência da entidade e ainda desconfie da lenda de que trata-se de seu pai, Joventino Leôncio (Irandhir Santos). Todo esse mistério só chega ao fim no último capítulo da novela da Globo.

No fim de Pantanal, José Leôncio e o Velho do Rio finalmente se encontram. O tão esperado momento ocorre após o casamento do protagonista com Filó (Dira Paes), que finalmente consegue viver plenamente seu grande amor. Só que não por muito tempo, porque seu amado morre no dia seguinte, durante a lua de mel do casal.

No dia seguinte à cerimônia, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) acorda se sentindo mal, com uma forte dor no peito. Antes de morrer, ele tem uma visão com o pai, Joventino Leôncio, que assumiu a imagem do Velho do Rio. No reencontro, o encantado diz ao filho porque nunca apareceu para ele durante todos esses anos.

“Você nunca acreditou”, explica o Velho do Rio no último capítulo de Pantanal

Pantanal: Por que José Leôncio não vê o Velho do Rio? Mistério é desvendado no final

À beira de um rio, José Leôncio e o Velho do Rio têm um reencontro emocionante. “Então não era mentira? O senhor tá vivo!? E me deixou esse tempo todo nessa agonia?”, indaga o filho. “Eu tô. Agora nós dois estamos vivos”, responde o pai, que em seguida é questionado por que passou tanto tempo sem dar as caras para o herdeiro.

“Por que, pai? Por que o senhor nunca apareceu para mim? Eu, que sempre procurei pelo senhor? Eu que sempre tive no seu rastro?”, pergunta José Leôncio. “Porque você nunca acreditou”, explica Velho do Rio, indicando que a fé era o necessário para que o encontro sobrenatural acontecesse. “Eu nunca acreditei”, reconhece o marido de Filó.

Após a explicação, José Leôncio finalmente descobre o fim de seu finado pai, dúvida que o atormentou por toda a vida. “Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto”, revela o Velho do Rio. “Eu disse para o senhor não ir caçar o Marruá sozinho. A gente tinha combinado”, reage o fazendeiro.

No fim de Pantanal, José Leôncio assume lugar do Velho do Rio

Pantanal: Por que José Leôncio não vê o Velho do Rio? Mistério é desvendado no final

O encantado então anuncia que o filho é o novo Velho do Rio: “Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!”.

O tempo passa e José Leôncio aparece zelando pelos filhos de Jove e Juma (Alanis Guillen). A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. De longe, Filó assiste à cena e se questiona: “Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”.

Todos esses acontecimentos se darão no fim de Pantanal caso o remake da Globo tenha o mesmo desenrolar da trama original. A novela assinada por Bruno Luperi é uma adaptação do texto de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar na Manchete em 1990. Até o momento, a história tem sido fiel à primeira versão.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado