Segredo no túmulo

Além da Ilusão: Afonso faz confissão durante extrema-unção: "Sei onde ela está"

Dono do engenho morre antes de dizer a Heloísa paradeiro da neta


Heloísa encara Afonso com pavor em cena de Além da Ilusão
Afonsa choca Heloísa com revelação em Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo

Nos próximos capítulos da novela Além da Ilusão, Afonso (Lima Duarte) chama o padre Romeu (Emiliano Queiroz) para lhe dar a extrema-unção. Durante a confissão, o coronel confessa que sabe onde está a menina que ele tirou dos braços de Heloísa (Paloma Duarte) assim que nasceu, mas se sente mal e morre antes de contar o paradeiro da neta.

No passado, o dono do engenho cometeu uma atrocidade contra a filha. Assim que ela deu à luz, o bebê lhe foi arrancado à força e entregue à adoção só porque a moça se negou a revelar o nome do pai da criança. A irmã de Violeta (Malu Galli) nunca perdoou o pai. O que ela não podia imaginar é que ele também jamais se perdoou. E, agora, com o pé na cova, o o veterano decide revelar toda a verdade para poder morrer em paz.

Em confissão com o padre Romeu, Afonso recorda a história absurda, e diz que sempre soube o paradeiro da menina, mas que não podia abrir o jogo com Heloísa. O religioso é quem convence o moribundo a se redimir com a filha.

Depois de receber a visita do médico, o avô de Elisa (Larissa Manoela) pede para Violeta chamar sua irmã. Ele inicia a conversa pedindo perdão pelo que fez, e recorda o que aconteceu naquela noite.

Magoada, a costureira lamenta não poder esquecer tamanha maldade só para que ele morra em paz. Apesar da falta de ar, o enfermo consegue dizer que sempre soube o paradeiro da neta, mas morre antes de revelar à mãe da menina. Saiba mais!

Em Além da Ilusão, Afonso morre antes de revelar paradeiro da neta a Heloísa

Além da Ilusão: Afonso faz confissão durante extrema-unção: \"Sei onde ela está\"

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Afonso pede perdão a Heloísa por ter-lhe tirado a filha recém-nascida dos braços. O coronel ainda confessa saber onde a neta está, mas morre antes de revelar o paradeiro da criança. Nas últimas, o dono do engenho chama o padre Romeu para a extrema-unção. Durante a confissão, ele revela que entregou a filha da costureira para a adoção, causando profunda mágoa. “Mas o que eu preciso confessar é que... Eu sei onde ela está, padre”, dispara o enfermo.

O velho diz que sempre soube, mas que não pode contar. Romeu tenta convencer o coronel a dar essa felicidade à moça enquanto ainda é tempo. “O Senhor Deus está vendo o que faz, redima-se com Heloísa. É uma mulher tão generosa, não merece passar o resto da vida com essa dor”, aconselha a santidade.

A conversa será interrompida pela chegada do médico, que estará acompanhado por Violeta. Após examiná-lo, o profissional avisa que o estado de saúde de Afonso é bem delicado.

O enfermo pede para a filha mais velha chamar Heloísa. A costureira se aproxima do leito e seu pai sinaliza para que ela se sente ao seu lado. “Te chamei aqui para pedir perdão, minha filha”, começa a se explicar.

Os olhos da solteirona se enchem de lágrimas. Ela alega que o pai está muito fraco, e pede para que ele poupe suas energias, mas o idoso insiste em falar. Cenas de um flashback do dia do nascimento do bebê ocupam a tela.

Afonso explica o quanto foi difícil ver a filha mais nova dar à luz a uma criança sem pai. Ele lembra que bebeu muito naquela noite para que a vergonha passasse, mas foi em vão.

A cena seguinte mostra o momento em que a recém-nascida foi arrancada dos braços da mãe. Triste, Heloísa indaga o motivo para seu pai lhe obrigar a relembrar essa história. “Não vê o quanto isso ainda me machuca?”, questiona a costureira.

O coronel alega que ele sabe que errou, e isso também o machuca. “Quer meu perdão para morrer em paz? Desculpa, mas não vai ter”, dispara a mocinha. “Eu sei... Eu sempre soube, Heloísa...”, fala o idoso, já sem fôlego.

Confusa, a irmã de Violeta quer saber sobre o que ele diz. “Sempre soube onde ela está”, garante o avô da criança. Nesse momento, a irmã de Violeta dá um grito de pavor. A moça recorda que o pai dizia que a neta foi adotada por um casal de desconhecidos.

“Onde ela está? Com quem ela está?”, se desespera a solteirona. “A menina... Ela está...”, balbucia o dono do engenho minutos antes de perder os sentidos. “Não! Papai? Papai, abre os olhos! Fala pra mim! Onde está a minha filha? Fala! Acorda, pelo amor de Deus! Onde está a menina?”, reage.

A costureira sacode o pai na esperança de despertá-lo, mas já será tarde demais. Ela pede por socorro, e quando Violeta e o médico voltam ao quarto do idoso, o profissional constata que ele se foi. "Não pode ter morrido com esse segredo!”, chora, Heloísa.

A cena está prevista para ir ao ar no capítulo do dia 10 de Além da Ilusão.


O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão.  

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado