Já tem fila

Superprodução e nova Avenida Brasil? O que esperar das novelas da Globo em 2022

Emissora tem fila para os horários


Juliana Paes, em Pantanal, e Larissa Manoela posa para foto, em montagem
Pantanal e Além da Ilusão são apostas da Globo para 2022 - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 04/11/2021 às 05:35,
atualizado em 04/11/2021 às 10:04

A Globo passou quase dois anos em stand by quando o assunto foi telenovelas e tudo por causa da pandemia da Covid-19. Agora, com as coisas voltando ao normal depois da vacinação em massa, a emissora já se organizou para ter novelas inéditas em todos os horários durante todo o ano de 2022, inclusive com o retorno do formato padrão, ou seja, gravações enquanto as tramas correm no ar. Para isso, há todo tipo de temas, desde superproduções como Pantanal, até indefinições para a faixa das 18h.

Desde que o coronavírus eclodiu no Brasil, em março de 2020, a Globo sobreviveu basicamente de reprises e da tentativa de terminar suas produções que haviam sido interrompidas no meio, como Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe. A primeira novela inédita do canal é Nos Tempos do Imperador, que começou a ser gravada ainda antes da pandemia e estrearia no dia que começou a quarentena no país.

Na próxima segunda-feira (08), a emissora estreia sua primeira produção gravada totalmente na pandemia, Um Lugar ao Sol, cujas gravações já foram encerradas e que será mais curta por conta dos protocolos sanitários rígidos estabelecidos pelos Estúdios Globo. Ela não é a única e nas próximas semanas também estreará a próxima inédita das 19h, Quanto Mais Vida Melhor, de Mauro Wilson. Mas a partir de 2022, os três horários terão tramas inéditas consecutivamente.

Além da Ilusão - 18h

Superprodução e nova Avenida Brasil? O que esperar das novelas da Globo em 2022

De Alessandra Poggi, a novela marcará a estreia de Larissa Manoela na Globo e já está em ritmo intenso de gravações, tendo como mocinho Rafa Vitti. A produção chegou a ser suspensa por se tratar de um folhetim de época, e estava proibida na emissora por conta das dificuldades de se cumprir os protocolos com este tipo de trama. Sem opção para a faixa, a nova direção de dramaturgia acabou mantendo ela na fila.

Além da Ilusão deve ir ao ar no começo do ano que vem e não será uma história longa, mesmo assim há um problema. A novela não deve durar até mais do que meados de julho, o que leva a um entrave nos bastidores. Até o momento, José Luiz Villamarim não deu o sinal verde para nenhuma produção como substituta, embora várias estejam sendo avaliadas nos últimos dias.

Cara e Coragem - 19h

Superprodução e nova Avenida Brasil? O que esperar das novelas da Globo em 2022

De Cláudia Souto, autora de Pega Pega, que está atualmente no ar, a novela das 19h substituirá Quanto Mais Vida Melhor  entre abril e maio do ano que vem. A trama ainda está em pré-produção e já se sabe que contará a história do cotidiano de dublês de filmes, tendo Taís Araújo como uma de suas protagonistas e muita expectativa em torno da sinopse, muito bem vista nos bastidores.

Para o final do ano, a previsão é que ela dure até outubro, a Globo ainda não bateu o martelo, mas a sinopse entregue por Rosane Svartman está praticamente aprovada. A autora de Bom Sucesso (2019) e de Totalmente Demais (2017) é muito bem vista pela nova direção de dramaturgia da casa e deverá furar a fila com sua história sobre uma cantora evangélica que verá a chance de mudar de vida ao ser convidada para um grupo secular.

Pantanal - 21h

Superprodução e nova Avenida Brasil? O que esperar das novelas da Globo em 2022

Principal aposta da Globo para o ano que vem, Pantanal tem sido tratado nos bastidores como uma espécie de orientador para a equipe e mídia. Isso porque é a menina dos olhos de Ricardo Waddington e é ela quem definirá os rumos da dramaturgia da Globo a partir de agora para os próximos anos, já que foi uma aposta do diretor de entretenimento, que brigou para colocar o remake no ar e na principal faixa com orçamento milionário.

Protagonizada por Alanis Guillen, que ganhou o papel de Juma Marruá, a produção já entrou em gravações, inclusive com as primeiras fotos sendo liberadas para o público recentemente. A nova versão do sucesso da Manchete deverá entrar no ar em março do ano que vem e terá aproximadamente 120 capítulos.

Olho por Olho - 21h

Superprodução e nova Avenida Brasil? O que esperar das novelas da Globo em 2022

A próxima novela de João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil, estreará no auge da campanha política no Brasil, entre julho e agosto e terá o desafio de tentar tirar o foco da polarização. O autor entregou uma sinopse muito elogiada nos bastidores e conseguiu nomes de peso, como Lília Cabral, Tony Ramos e Regina Casé, além de Letícia Colin e de Sophie Charlotte, mas ainda não está em produção. 

A previsão é de que ela seja a primeira novela da faixa das 21h com o estilo antigo da Globo, ou seja, gravada com pouca frente e com ritmo frenético de seis capítulos por semana nos Estúdios Globo. Olho por Olho deverá ficar no ar até o início de 2023, quando a emissora abrirá espaço para Travessia, de Gloria Perez. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado