Obra fechada

Um Lugar ao Sol estreia toda gravada, mas com finais alternativos, avisa diretor

Novela de Lícia Manzo estreia dia 8 de novembro na Globo e escolha de final dependerá do público


Montagem de Maurício Farias, diretor de Um Lugar ao Sol e Cauã Reymond, de óculos de grau e Andréia Horta abraçados e sorridentes nos bastidores da novela das nove
Maurício Farias, diretor artístico de Um Lugar ao Sol, comenta que novela tem finais alternativos gravados - Estevam Avellar e Fábio Rocha/Globo
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 29/10/2021 às 14:42,
atualizado em 29/10/2021 às 15:04

Um Lugar ao Sol, primeira novela das nove inédita na pandemia, estreia no dia 8 de novembro na Globo. Escrita por Lícia Manzo, a trama gira em torno da história dos irmãos gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond), que após ser adotado se chamará Renato. Além disso, um irmão assume a identidade do outro após sua morte, o que inclui um relacionamento com Bárbara (Alinne Moraes) e o amor por Lara (Andréia Horta) deixado para trás, com muitos dramas envolvendo vários personagens.

A novela já teve seus 107 capítulos gravados e Maurício Farias, diretor artístico, destaca que, apesar de toda pronta, deve surpreender o público com o final. "Existem finais alternativos, que a gente acreditava que poderia ser desejo do público e a gente queria fazer isso junto na medida que a novela avançasse", explicou ele na coletiva virtual que aconteceu na manhã desta sexta-feira (29).

O diretor contou que a expectativa de estrear uma novela inédita é grande, tanto do público quanto da equipe, de como será ver ao ar uma novela toda gravada, que teve mais possibilidade de tempo para as cenas, o que deu mais qualidade ao projeto e pode ser um novo modo de se pensar em fazer novelas no futuro.

“Todo mundo está surpreso e com expectativa sobre esta obra nova, é nova em todos os sentidos. Primeiro para nós, porque gravamos de forma que nunca havíamos gravado, gravamos com tempo, com uma obra inteiramente construída. Lícia já tinha escrito quase tudo quando começamos a gravar, isso não é normal em novela. Além de ter acesso ao arco grande, também gravamos uma quantidade de capítulos misturados, três vezes maior do que uma novela faz, isso foi muito instigante. Claro que lançou muitos desafios e a gente teve que lidar com eles. Mas trouxe diversas outras coisas interessantes".

Um Lugar ao Sol, novela inédita com obra fechada

Os telespectadores do Brasil estão acostumados a assistirem as novelas como obras abertas, que podem se modificar ao longo da trama, inclusive a Globo fazia isso com frequência antes da pandemia em grupos de estudos sobre o desenrolar das histórias dos personagens. Com a pandemia, tudo mudou e o jeito de fazer novelas se torna mais parecido com as de séries e Maurício destaca que os capítulos, embora já gravados, causam bastante expectativa no público.

“Tudo isso criou uma obra grande fechada ou praticamente fechada. Agora é a vez do público receber essa coisa nova e se surpreender com isso".

A trama era para ter estreado em abril, mas devido ao agravamento da pandemia, a Globo escalou a reprise de Império (2014) na faixa, para que desse tempo dela ir ao ar com capítulos gravados. As normas da Prefeitura do Rio de Janeiro tiveram impacto direto nas suas produções.

No elenco da novela estão: Marieta Severo, que interpreta Noca, a avó e porto seguro de Lara (Andréia Horta), Andréa Beltrão, Denise Fraga, Gabriel Leone, Pathy Dejesus, José de Abreu, dentre outros.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado