Filho de peixe...

Império: João Lucas enfrenta provações para se despedir do pai no último capítulo

Morte do Comendador não vai pôr fim aos conflitos na família Medeiros


Daniel Rocha como João Lucas no último capítulo da novela Império, em reprise na Globo
No último capítulo de Império, João Lucas aparece escalando serras, de mochila nas costas, sem a oportunidade de ir ao Monte Roraima de helicóptero - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 24/10/2021 às 10:00,
atualizado em 24/10/2021 às 13:14

No último capítulo de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) é morto pelo filho mais velho, José Pedro (Caio Blat). Odiado por este, o Comendador seguirá amado pelo caçula, João Lucas (Daniel Rocha), mesmo após a morte. No desfecho da novela, em reprise na Globo, o rapaz compra briga, enfrenta uma série de provações e desafia a família para se despedir do pai em uma cerimônia no Monte Roraima.

“Mãe, isso é absurdo! Eu tenho todo o direito de estar nessa cerimônia. Você não pode me impedir de ir junto, não pode!”, dispara João Lucas ao ser vetado por Maria Marta (Lilia Cabral) no encontro marcado para espalhar as cinzas de José Alfredo no Monte Roraima. A ricaça deseja que apenas ela, Cristina (Leandra Leal), Maria Clara (Andreia Horta) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) estejam presentes.

“Eu posso te impedir, sim, e não adianta bater o pé”, devolve a granfina. “É a despedida do meu pai”, argumenta o rapaz. “Mas você já se despediu na cremação”, lembra a viúva, que ouve do filho, revoltado com a intransigência da mãe: “Pelo amor de Deus, não é a mesma coisa. Por que eu tenho que ficar de fora?”.

“Porque eu sou a sua mãe e eu decidi assim. Só vão as quatro mulheres próximas do José Alfredo. Nós vamos até lá, espalhar as cinzas no Monte Roraima. Vou eu, Cristina, Maria Clara e Maria Ísis, que, por força do documento que o Zé deixou, se tornou sócia da empresa”, defende Maria Marta.

Em Império, João Lucas vê de longe as cinzas do Comendador serem jogadas do Monte Roraima, mas ganha recompensa

Império: João Lucas enfrenta provações para se despedir do pai no último capítulo

João Lucas segue contestando a mãe: “E eu? Poxa, você não sabe o que o pai disse para mim antes de morrer. Ele me mandou para cá, me mandou tomar conta de tudo. E mais: ele botou a mão na minha testa e disse que a responsabilidade era minha. Essa era a vontade dele. E como eu fico de fora disso?”.

Maria Marta então ignora a súplica do filho, curta e grossa: “O assunto está encerrado”. Em seguida, o jovem desabafa com Du (Josie Pessoa). “Ah, mas não vai ficar por isso mesmo”, garante ele. “Calma. O que você vai fazer agora, amor?”, indaga a ruiva. “Se eu não for com elas, eu vou por conta própria. Eu faço qualquer sacrifício por isso, mas eu te juro: eu vou estar lá para essa última homenagem para o meu pai”, afirma o rapaz.

Nos momentos derradeiros da história, João Lucas aparece escalando serras, de mochila nas costas, sem a oportunidade de ir ao Monte Roraima de helicóptero. Ele pegará um sol escaldante durante o dia e chuva à noite. Terá que fazer fogueira para se proteger do frio e também dormirá ao relento.

Todas as provações, enfim, terão uma compensação. Ele chega ao Monte Roraima a tempo de ver as cinzas de José Alfredo serem espalhada pelo local pelas quatro mulheres da vida do Comendador. Para arrematar, indo embora do local, o caçula ainda encontra em uma gruta o talismã de seu pai - um masbaha, espécie de rosário preto que acompanhou o Homem de Preto por toda a vida.

A edição especial da novela Império, de Aguinaldo Silva, termina no início de novembro. Em seguida, a Globo estreia a primeira trama inédita das 21h desde o início da pandemia do coronavírus: Um Lugar ao Sol, criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond.

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler de Império. Confira!

NaTelinha no Google News

Acompanhe as exclusivas da televisão, resumos das novelas, as bombas dos famosos, realitys e muito mais na palma da mão.

Siga-nos
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado