Entrevista exclusiva

X-9 em Império, Joe Ribeiro foi ofendido por figurante: "Quase apanhei"

Intérprete do Marcão recorda sucesso e se diverte com repercussão do personagem


Joe Ribeiro em foto posada, sorrindo
Joe Ribeiro interpretou o X-9 Marcão em Império - divulgação

Em Império, Marcão se torna informante de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), traindo a confiança da família de Cristina (Leandra Leal), de quem sempre foi próximo. Intérprete do camelô, Joe Ribeiro recordou, em conversa exclusiva com o NaTelinha, a saia justa pela qual passou durante gravação, ao ser confundido com o personagem.

"Uma figurante, já idosa, me ofendeu e tentou me agredir na gravação da formatura da Cristina. Segundo ela, como eu tinha a coragem de aparecer na formatura depois de tanta traição. Deu-me um sermão sobre o papel da amizade e, depois, tentou me dar um cascudo", conta.

E não parou por aí, segundo o ator, ele por pouco não perdeu uma amizade também. "A mãe de uma amiga não queria mais a nossa amizade, pois eu tinha um caráter duvidoso" [risos], diz.

Na época em que a trama foi ao ar pela primeira vez, Joe ficou surpreso com a mudança repentina de perfil do camelô. "Foi uma grata surpresa! A trama como qualquer outra é aberta e vai se modificando de acordo com as necessidades", avalia.

X-9 em Império, Joe Ribeiro foi ofendido por figurante: \"Quase apanhei\"

"O Marcão passou praticamente a novela toda como um amigo da família, amparando e ouvindo em todas as situações, e faltando três meses para o fim da novela começou a mostrar o seu verdadeiro caráter", relata. Segundo o ator, há um limite até mesmo para pessoas como o camelô. "Isso fica evidente no penúltimo capítulo. Ele era ambicioso, tinha esse desvio de caráter por dinheiro, mas não era capaz de matar ou por a vida dos amigos em risco", defende.

Assim como seu personagem na novela Império, Joe acredita na redenção das pessoas. "O Marcão sabia que estava errando, mas a força do dinheiro falou mais alto. Mas qualquer proposta de assassinato, ou algo do tipo, ele não toparia", fala.

"Dá para ver que não era um vilão tradicional, de fato, mas, sim, um rapaz que quer melhorar de vida, mesmo que trapaceando ou prejudicando alguém de confiança. Isso é horrível e triste, mas passível a uma redenção e arrependimento", ressalta.

"A novela abordou temas de grande relevância", diz

X-9 em Império, Joe Ribeiro foi ofendido por figurante: \"Quase apanhei\"

Com 22 anos de carreira na TV, Joe Ribeiro tem assistido à reprise de Império ao lado dos filhos, que eram muito pequenos quando a trama de Aguinaldo Silva foi exibida originalmente. Crítico, ele se diz satisfeito com sua atuação.

"Acredito que cumpri bem o meu papel quando fui solicitado. Principalmente, na virada do Marcão. A prova é a repercussão nas ruas e nas redes sociais hoje e na época. A gente percebe a qualidade do tom da atuação quando o vilão incomoda", comemora.

"Meus filhos adoram a novela e puxam a orelha do Marcão. Eles se divertem com a repercussão e sabem que eu amo a minha profissão. Assistir com eles não tem preço", vibra.

Já sobre o folhetim, o ator é só elogios. "A novela abordou temas interessantes e de grande relevância como o poder da ganância em vários núcleos. Inclusive, no meio familiar. A aceitação em diversos planos... Não, por acaso, ganhou o Emmy né?", indaga. "Tenho muito orgulho e sou muito grato em ter feito Império", ressalta.

Joe Ribeiro conclui a conversa falando sobre seu retorno aos palcos e projetos futuros. "Estou voltando aos palcos com a minha peça 'Lavou Tá Novo', com a amiga Luciana Malcher, a Claraíde de Império", avisa.

"Voltamos a ficar em cartaz em março, através da Lei Aldir Blanc, e, agora, vamos girar o país com a nossa comédia. Sobre o audiovisual teremos novidades em breve, acho que vocês vão gostar", finaliza.

A edição especial da novela Império, de Aguinaldo Silva, termina no início de novembro. Em seguida, a Globo estreia a primeira trama inédita das 21h desde o início da pandemia do coronavírus: Um lugar ao Sol. Trama criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler de Império. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado