Mudança radical

Enrico se regenera e tem final surpreendente em Império

Playboy vai cair na real e deixar todo ódio e preconceito de lado


Enrico com cara de choro
Enrico se regenera e se casa na reta final de Império - Foto: Reprodução/Globo
Por Natasha Amaral

Publicado em 05/10/2021 às 11:00,
atualizado em 07/10/2021 às 18:50

Nos próximos capítulos de Império, na Globo, Enrico (Joaquim Lopes) vai mudar radicalmente de vida. Na reta final da novela de Aguinaldo Silva, o playboy vai se regenerar e deixar todo ódio e preconceito de lado. Disposto a mudar de vida, o ex-noivo de Maria Clara (Andreia Horta) embarca para Itália e, meses depois, retorna casado, pegando todos de surpresa.

O personagem de Joaquim Lopes começa a trama noivo da filha de José Alfredo (Alexandre Nero) e, com apoio financeiro do pai, Cláudio (José Mayer), um famoso organizador de festas do Rio de Janeiro, abre um restaurante que leva seu próprio nome e se torna um dos mais populares. Com uma vida tranquila e estável, Enrico só começa a mostrar suas asinhas quando contrata Vicente (Rafael Cardoso) para trabalhar em sua cozinha e percebe que o nordestino tem mais talento que ele. Inseguro, ele o trata de forma grosseira e ríspida.

A virada na postura do filho de Beatriz (Suzy Rêgo) acontece justamente na época que ele passa a desconfiar sobre a sexualidade do pai. Durante o folhetim, ele descobre que o personagem de José Mayer tem um caso com Leonardo (Klebber Toledo) e tem sua vida exposta por Téo Pereira (Paulo Betti), que resolve publicar fotos de um beijo do organizador de festas com o sugar baby.

Ainda em Império, com vergonha do próprio pai, ele pede que a então noiva retire o próprio pai da organização do casamento, ela nega e ele acaba abandonando Maria Clara no altar. Sem entender a atitude do filho, Cláudio não consegue relaxar e procura o filho para tirar satisfação. O cerimonialista flagra o primogênito de malas prontas e manda a real: "Você se mostrou detestável. Repleto de sentimentos pequenos e mesquinhos. (...) Não foi capaz de encarar nem a noiva, nem o pai, nem ninguém. Porque não passa de um moleque".

Enrico bate de frente com o pai, mas o cerimonialista não deixa barato e continua dizendo o que pensa na cara do filho. "Não é de mim e nem da Clara que você está fugindo. É de você mesmo, você tem medo da vida. Não tem coragem pra isso", diz ele. O vexame de fugir do próprio casamento será apenas o começo da derrocada de Enrico. Vendo que o filho continua com seu discurso de preconceito e desprezo, Cláudio toma uma decisão: tirar o restaurante das mãos do filho:

"O Enrico fecha hoje. Quando ele reabrir daqui a uns dias, ele terá um novo chef e um novo nome", ordena o empresário, que diz que foi ele quem financiou o restaurante e que a decisão está tomada. Ele também informa que vai promover Vicente a chef titular do novo restaurante.

Possesso por ter sido trocado do comando do restaurante e no coração de Maria Clara – que a essa altura está se envolvendo com Vicente –, ele vai tentar se vingar plantando camarões estragados na cozinha do estabelecimento e denuncia à Vigilância Sanitária, levando o nordestino para a cadeia. Na sequência, Cláudio irá até o hotel onde o filho está hospedado para acusá-lo pelo golpe baixo. Debochado, o playboy nega que tenha um dedo seu nessa sujeira toda, mas não esconde a felicidade com a derrocada de seu sucessor.

Após muitas brigas, discussões e atitudes preconceituosas, o ponto de partida para a redenção de Enrico é a saúde do pai. Em um dos momentos cruciais da novela, o cerimonialista fica entre a vida e a morte ao defender o filho de mais uma confusão. Para sobreviver, ele precisa de uma doação de sangue tipo O negativo, o mesmo do personagem de Joaquim Lopes, que em um primeiro momento recusa a ajuda. No entanto, após refletir, além de salvar a vida do pai, ele se ajoelha e pede perdão por tê-lo rejeitado e sido mau-caráter.

Em Império, Enrico surpreende os pais com novo amor

Enrico se regenera e tem final surpreendente em Império

Após cair na real e reconhecer suas atitudes preconceituosas, Enrico vai se desculpar com cada um que fez mal e se mudar para Itália para recomeçar a vida. Contudo, ele vai surpreender a todos quando retornar ao Brasil casado. No último capítulo de Império, toda a família Bolgari estará reunida para dar as boas-vindas ao primogênito em sua volta para o Brasil.

A essa altura, Cláudio já estará vivendo ao lado de Leonardo, enquanto Beatriz terá encontrado um novo amor, Otávio (Carlos Vieira). "Ele nunca mandou uma foto da esposa. Eu não sei pra quê tanto mistério", diz ela, agoniada. "Tomara que não seja um esposo, hein", cochicha Leonardo. "Cala essa boca de Matilde", rebate Cláudio.

É neste momento que Enrico chega em casa. Ele abraça a família, mata saudades da irmã, Bianca (Juliana Boller) e também cumprimenta o pai, com quem viveu às turras por boa parte da história. Até com Leonardo, o ex-homofóbico se mostra simpático. "Prazer em te ver", diz. Em seguida, ele anuncia: "Esperam aí que eu não estou sozinho, não. Tenho uma surpresa".

Enrico sai da sala por um breve instante e volta acompanhado. "A mais nova integrante da família Bolgari: Laureta! Brasileiríssima, mas criada na Itália", apresenta. A moça, negra e muito atraente, deixa toda a família de queixo caído, já que rapaz destilou todo seu preconceito ao longo da trama e infernizou a família por conta disso.

A edição especial da novela Império termina na primeira semana de novembro. Em seguida, a Globo estreia uma trama inédita criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond: Um lugar ao Sol.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado