Sozinha

Culpa e solidão: Veja o final de Maria Marta em Império

Madame vai se culpar ao ver o monstro em que o filho favorito se transformou


Maria Marta sentada em restaurante
Veja o final de Maria Marta em Império - Foto: Reprodução/Globo
Por Natasha Amaral

Publicado em 04/10/2021 às 09:00,
atualizado em 07/10/2021 às 18:52

A reta final de Império irá bagunçar de vez a vida de Maria Marta (Lilia Cabral). Além de descobrir as armações por trás da identidade de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), ela vai ficar viúva e sofrer um grande baque ao descobrir a verdadeira personalidade de José Pedro (Caio Blat). Depois que José Alfredo (Alexandre Nero) descobre que o ex-diretor financeiro da Império das Joias é o seu maior rival, a madame vai se culpar ao ver o monstro em que o filho favorito se transformou.

Na reta final da novela, o personagem de Caio Blat vai sequestrar Cristina (Leandra Leal) e chantagear o Comendador para receber um valor alto e deixar o país. Dividida entre o marido e o filho,  ela cai no choro enquanto reza. "Vai acontecer um desastre na nossa família. Se eu torço para um lado, prevejo desgraça e se torço para o outro a mesma coisa", diz ela para Maria Clara (Andréia Horta).

"Dos meus filhos era o mais amado. Eu apostei tudo no José Pedro. Por que ele fez isso comigo? Eu não merecia esse desgosto, mais essa cruz para carregar", desabafa a matriarca, que dedicou toda sua vida para controlar sua família e seu Império ao lado do homem de preto.

Momentos depois, José Alfredo e Josué vão até o cativeiro para salvar a empresária e finalmente acontece o embate final, onde José Alfredo mata Maurílio e Josué acaba assassinando Silviano. Durante a briga, o Comendador não terá coragem de atirar em seu primogênito e acabará atingido com uma bala nas costas por José Pedro, que terminará preso.

Em Império, Marta e Isis se unem após morte de José Alfredo

Culpa e solidão: Veja o final de Maria Marta em Império

Nos próximos capítulos de Império, Marta e Isis vão se unir após a morte de José Alfredo. A trégua acontece logo após a tragédia, no momento em que elas cuidam juntas do corpo do Comendador e a matriarca oferece apoio à rival. Pouco antes da cerimônia de cremação do corpo, a personagem de Lilia Cabral procura a ninfeta. "Sei que pode me ouvir, tenho certeza. E sei também que acha que tenho nariz empinado, o que deve ser um pouco verdade mesmo. Mas o momento exige que eu faça algo raro: conversar de igual para igual com você. Uma conversa entre mulheres dilaceradas".

"Não se preocupe, não vou xingar nem ofender você, depois do que passamos ontem. Só liguei para saber como está, depois desse dia terrível", afirma Marta. E Isis devolve: "Me aguentando. E a senhora?".

Marta dispensa as formalidades, pede para ser chamada de "você" e pergunta se a jovem não vai achar esse tratamento estranho. Ela responde que sim e afirma estar estranhando o telefonema. Amável, Marta diz: "A tragédia nos uniu. Somos viúvas do mesmo homem e isso nos torna íntimas, não é mesmo? Igual a você, estou me aguentando aqui, mas sei que vou superar. E você é jovem e vai se refazer. Mas, se precisar de ajuda, por favor, me ligue".

No encerramento da novela, a família posa para uma "foto imperial" oito anos depois da morte do comendador. A ruiva aparecerá ao lado da família, que a essa altura terá sofrido muitas modificações. Ela terminará sozinha, sem ninguém. Mas bem rica. Já Maria Marta aparece cometendo o mesmo erro do passado. Ela mima o filho de José Pedro, que tem o mesmo nome do pai e se refere a ele como seu "preferido".

A edição especial da novela Império termina na primeira semana de novembro. Em seguida, a Globo estreia uma trama inédita criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond: Um lugar ao Sol.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado