Vilãzinha

Há 20 anos, Íris de Laços de Família escapou da morte em cima da hora

Inicialmente, personagem de Deborah Secco não teria final feliz no desfecho da novela de Manoel Carlos; reprise chega ao fim na próxima sexta (2)


Deborah Secco como Íris em cena da novela Laços de Família, em reprise na Globo
Três finais foram cogitados para Íris em Laços de Família: morta, sozinha ou feliz ao lado de Pedro - Foto: Reprodução/Globo

De todos os desfechos da novela Laços de Família, o de Íris, personagem de Deborah Secco, foi o último a ser definido pelo autor Manoel Carlos. "Ainda estou em dúvida se ela morre, se fica com o Pedro (José Mayer) ou se acaba sozinha. Vou decidir isso no último minuto antes de gravar", afirmou ele há 20 anos, dias antes da exibição do fim da trama, que se despede do público novamente na próxima sexta-feira (2).

O suspense, com três possibilidades de final para a vilãzinha de Laços de Família, foi endossado em entrevista à Folha de S.Paulo em janeiro de 2001. Àquela altura, todos os acontecimentos do último capítulo já eram alardeados pela imprensa, como a cura de Camila (Carolina Dieckmann) e o casamento entre Helena (Vera Fischer) e Miguel (Tony Ramos).

Na mesma época, para o jornal O Globo, Deborah Secco revelou que não sabia o destino de sua personagem: "Estou ansiosa para saber o final, mas prefiro não torcer para não me decepcionar depois. Existe a possibilidade de ela morrer, de terminar com Pedro ou de ficar mais só. Esta última seria um castigo".

Íris conquistou o público em Laços de Família, apesar das maldades

Há 20 anos, Íris de Laços de Família escapou da morte em cima da hora

À mesma reportagem, Maneco disfarçou, mantendo o mistério: "Íris cavou sua solidão. Ao perceber isso, o público desejará a felicidade dela. Mas eu pergunto: será que ela vai conseguir ser feliz? Acho difícil, mas não impossível. Em novela, como na vida, tudo pode acontecer".

Deborah acrescentou: "Se não ficar ao lado de Pedro, queria que, pelo menos, ela tivesse uma noite de amor com ele. Ou, quem sabe, uma conversa séria. Só para este amor ter uma resolução". A atriz, então aos 21 anos, teve suas preces atendidas: Íris não apenas realizou seu sonho de fisgar o grande amor de sua vida, como também terminou grávida ao lado primo postiço.

Apesar de diabólica em diversas passagens, Íris caiu nas graças do público e ganhou o direito a um final feliz. O fato foi relembrado por Deborah Secco no ano passado, ao Gshow: "Laços de Família teve uma importância que não consigo mensurar em palavras. Foi uma personagem inesquecível. A Íris me surpreendeu, não esperava tanto dela. Era uma vilã amada, as pessoas se lembram até hoje e considero que, nesse projeto, aprendi a, de fato, fazer novela".

Íris tem final feliz com Pedro no último capítulo de Laços de Família

Há 20 anos, Íris de Laços de Família escapou da morte em cima da hora

No fim de Laços de Família, Íris finalmente se redime de suas maldades, pede perdão aos desafetos e tem um final feliz. Vivendo no meio do mato, durante um passeio a cavalo, Pedro dá de cara com a menina chegando de carro. Quando o ex de Helena (Vera Fischer) pergunta o que a moça pretende, ela é enfática: "Eu vim cuidar de você. Eu não podia deixar para trás um amor que nem o meu, não é? Nasceu comigo, vai morrer comigo".

A menina ainda mostra que trouxe com ela o livro de receitas de Ingrid (Lilia Cabral). "Todas aquelas coisinhas gostosas da fazenda, lembra? Eu vou fazer tudo isso pra você. Você vai adorar", promete. Ela pede "carona" no cavalo de Pedro, que finalmente cede às investidas da jovem, vencido pelo cansaço.

Na última cena da novela, após uma passagem de três anos, o casal aparece no aniversário de três anos de Vitória, filha de Helena que salvou a vida de Camila. Íris surge na festa com um barrigão, grávida do amado. Toda a sequência vai ao ar no último capítulo da reprise de Laços de Família, em 2 de abril.


Fique por dentro dos próximos capítulos de Laços de Família e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Laços de Família de 29/03/2021 a 02/04/2021

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado