Nova novela

Axé, Bahia e a importância da chance de recomeçar: saiba como será "Segundo Sol"

Novela estreia nesta segunda-feira (14) na faixa das 21h da Globo


segundosol-14052018(6)_a54a0ff92fd8fa799b16f34cdea1bcdba5def116.jpeg
Divulgação/TV Globo

A Globo estreia nesta segunda-feira (14) sua nova novela das nove, “Segundo Sol”, de autoria de João Emanuel Carneiro, com direção artística de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis.

A trama irá abordar a importância do recomeço e como uma nova chance pode mudar os rumos da vida de uma pessoa. Como pano de fundo, a Bahia – que substitui o Tocantins de “O Outro Lado do Paraíso” e que faz com que a imagem do Rio descanse um pouco mais após a cidade ser tão explorada em “A Força do Querer”. O axé também será bastante abordado – afinal é o gênero musical do protagonista Beto Falcão (Emílio Dantas).

Missão importante

“Segundo Sol” vem com a importante missão de manter em alta a audiência da faixa das nove. O horário está em uma de suas melhores fases após os grandes sucessos de “A Força do Querer” e “O Outro Lado do Paraíso”, sempre performando acima dos 40 pontos.

João Emanuel Carneiro herda o horário em uma situação bem menos crítica que em 2015, quando “A Regra do Jogo” estreou em meio ao fenômeno de “Os Dez Mandamentos”, na Record TV, e à grande rejeição do público por “Babilônia”.

O quadro agora é totalmente o oposto. “Apocalipse” sequer chega à metade dos 20 pontos que “Os Dez Mandamentos” costumava ostentar. Da mesma forma, Walcyr Carrasco entrega o horário com médias que chegam a 47 pontos – quase o dobro dos 25 que “Babilônia” registrava na maioria de seus capítulos.

A história

“Segundo Sol” começa em Salvador, capital da Bahia, em 1999. É neste contexto em que surge a família Falcão. Beto é um dos quatro filhos de Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles). Cantor de axé conhecido, ele atravessa uma má fase: há três anos suas músicas não emplacam mais, não mobilizam os foliões em torno do trio elétrico e ele acaba vivendo uma crise existencial. A situação faz com que sua relação com Karola (Deborah Secco) fique estremecida por conta da ansiedade dela por dias melhores na vida do amado.

Além da carreira indo por água abaixo, Beto ainda tem que lidar com as dívidas contraídas por Remy (Vladimir Brichta), a ‘ovelha negra’ da família e responsável pela administração de sua carreira. A família segue vivendo graças ao bar, que é no mesmo imóvel em que todos moram, mas sob a ameaça de perdê-lo por conta de um empréstimo feito por Remy.

A história começa a deslanchar a partir do momento que Beto recebe um convite para se apresentar em Aracaju. Ele, no entanto, acaba perdendo o voo – e o avião que o levaria para lá cai no mar e o cantor é dado como morto.

A falsa morte de Beto comove o país e faz com que suas músicas voltem ao topo das paradas. Remy vê seu telefone tocar de forma insistente com a busca de interessados pelos direitos de imagem do irmão e ele, assim como Karola, enxergam nesta uma possibilidade de ganhar muito dinheiro.

Beto, sozinho na casa em que mora, se depara com uma aglomeração e surpreende Karola e Remy – que achavam que ele estivesse morto. Os dois, no entanto, agem rápido e convencem o cantor a continuar desaparecido. Ele vai para a ilha de Boiporã, próxima a Salvador sob a promessa de que assim que tivessem dinheiro para salvar a casa e o bar, desmontariam a farsa. A dupla também promete contar a situação para os familiares do cantor, o que não ocorrerá.

É na ilha de Boiporã que Beto, agora com o nome de Miguel, conhece Luzia (Giovanna Antonelli) e se apaixonará por ela. Os dois chegarão a fazer planos de casamento sem que em momento algum a moça saiba da real identidade e história de Beto. A felicidade dos dois será interrompida por Karola, agora com a parceria de Laureta (Adriana Esteves), importante nome da noite de Salvador. A vilã mentirá ao dizer que está esperando um filho de Beto, deixando Luzia chocada.

Assim como Beto, Luzia também buscará uma segunda chance e de fato conseguirá após sofrer com Karola e Laureta. Ela receberá uma proposta para fugir para a Islândia, de onde voltará 18 anos depois como Ariella, DJ e cantora que buscará reconstruir sua família. Já Beto passará todo este tempo em uma vida cercada de luxo, mas profundamente incomodado por não poder sair às ruas e frustrado com sua união com Karola.

Produção

Axé, Bahia e a importância da chance de recomeçar: saiba como será \"Segundo Sol\"

A Bahia é o principal cenário de “Segundo Sol”. A equipe técnica, liderada por Maria de Médicis, e vários atores viajaram para cidades como Porto Seguro, Trancoso e Salvador para a captação das primeiras cenas.

A Globo levou quatro caminhões repletos de materiais de cenografia, arte e figurino para viabilizar as gravações no Nordeste. Ao todo, foram cerca de 200 profissionais envolvidos além de mais de mil figurantes locais.

“Segundo Sol” também marca a primeira parceria entre João Emanuel Carneiro e a dupla formada por Dennis Carvalho e Maria de Médicis. Ele já havia trabalhado com Denise Saraceni (“Da Cor do Pecado”), Wolf Maya (“Cobras & Lagartos”), Ricardo Waddington (“A Favorita” e “Avenida Brasil”) e Amora Mautner (“Avenida Brasil” e “A Regra do Jogo”).

Dennis e Maria, no entanto, são velhos conhecidos: trabalharam juntos há mais de 10 anos em novelas como “Como uma Onda”, “Paraíso Tropical”, “Sangue Bom”, “Babilônia” e mais recentemente em “Rock Story”.

Elenco

“Segundo Sol” também é uma novela de apostas. Emílio Dantas terá seu primeiro protagonista oficial, ainda que tenha roubado a cena como o coadjuvante Rubinho em “A Força do Querer”.

Deborah Secco também promete ter o seu maior papel desde a Sol, protagonista de “América”. De lá para cá, seus personagens foram coadjuvantes – como a Natalie de “Insensato Coração”. Sua última novela foi “Malhação - Pro Dia Nascer Feliz”, encerrada em maio do ano passado.

Dennis Carvalho e Maria de Médicis escalaram alguns atores de projetos recentes para “Segundo Sol”. Este é o caso de Luisa Arraes, Arlete Salles e Chay Suede (de “Babilônia”), de Danilo Mesquita e Vladmir Brichta (“Rock Story”) e Armando Babaioff (“Sangue Bom”). Deborah Secco volta a trabalhar com Dennis, após “Insensato Coração” e “Celebridade”. Já João Emanuel Carneiro retoma a parceria com nomes de “Avenida Brasil”, como Fabiula Nascimento, Adriana Esteves e José de Abreu.

Também estão no elenco Giovanna Antonelli, Francisco Cuoco, Paulo Borges, André Dias, Luis Lobianco, Pablo Morais, entre outros.

“Segundo Sol” estreia nesta segunda (14), às 21h15, logo após o “Jornal Nacional”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado