Fim da tecnologia

Vivo anuncia descontinuidade do serviço de TV por assinatura via satélite

Operadora passou a avisar que não oferecerá mais a tecnologia em 2023


Foto da Vivo TV de divulgação
Tecnologia via satélite chegará ao fim na Vivo TV - Foto: Divulgação/Vivo
Por Thiago Forato

Publicado em 31/05/2022 às 10:40,
atualizado em 03/06/2022 às 11:38

A Vivo começou a anunciar que não continuará mais utilizando a tecnologia de TV por assinatura via satélite a partir de dezembro. A operadora passará a intensificar esse aviso aos clientes através dos meios de comunicação oficiais e no canal 219, conforme disponibilizado em seu site oficial.

Após o fim do serviço, a Vivo diz que o equipamento poderá ser entregue em qualquer loja da empresa ou aguardar as orientações que serão enviados. A tecnologia via DTH não era mais oferecida aos novos clientes desde 2019.

Isso acontece porque o contrato da empresa espanhola com a Media Networks Latin American (MNLA) não foi renovado. Ele vence justamente em dezembro. Era ela a responsável pelo processamento de dados, operação e manutenção, suporte técnico, captura de sinais de TV e áudios digitais, codificação, canais de áudio, vídeo e uplink satelital.

Cerca de 300 mil clientes tinham a Vivo via DTH

Vivo anuncia descontinuidade do serviço de TV por assinatura via satélite

Segundo o site Teletime, o valor estimado do último acordo foi de US$ 7 milhões, cerca de 35 milhões reais no câmbio atual. Sem DTH para 2023, a Vivo corre o risco de perder cerca de 300 mil clientes que ainda assinavam a tecnologia.

No site, a operadora afirma que em caso de alteração de ofertas ou disponibilidade de outro serviço, ela entrará em contato. O pedido é para que o cliente mantenha seus dados atualizados.

Ao todo, a Vivo possui cerca de 1 milhão de clientes no Brasil, de acordo com dados disponibilizados pela Anatel. A TV por fibra óptica registrou apenas 8,5% de participação nos primeiros meses de 2022, ante 57,9% da via satélite. O cabo coaxil teve cerca de 33% de acessos.

Em contato com o NaTelinha, a assessoria de imprensa da operadora esclarece: "A Vivo informa que, seguindo a estratégia de sempre levar as melhores tecnologias de conexão fixa ou móvel, descontinuará a tecnologia via Satélite (DTH), usada para os serviços de TV, e realizará a migração desses clientes, de acordo com a disponibilidade de tecnologia na área atendida. A empresa entrará em contato com os clientes por meio de seus canais de comunicação nos próximos meses para oferecer as melhores soluções e garantir a melhor experiência".

Confira o comunicado da Vivo através do site:

Vivo anuncia descontinuidade do serviço de TV por assinatura via satélite

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado