Climão

Fundador do Soweto critica Belo por filiação a partido de Bolsonaro: "Estamos em lados opostos"

Claudinho de Oliveira se posicionou contra o atual governo


Montagem de fotos de Claudinho de Oliveira e Belo
Claudinho de Oliveira e Belo fizeram história com o Soweto - Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 09/04/2022 às 17:46,
atualizado em 09/04/2022 às 17:55

Um dos fundadores do Soweto, grupo em que Belo se consagrou, o cantor e compositor Claudinho de Oliveira fez uma postagem em seu perfil no Instagram para criticar a filiação do ex-colega ao PL, partido de Jair Bolsonaro. "Tem gente me perguntando sobre o Belo e o Bolsonaro. Por ora, só posso dizer que o povo brasileiro de origem mais humilde não pode se deixar trair pela memória, sobretudo pela ausência da memória de nossas perdas e retrocessos nos últimos anos", iniciou ele, na legenda de uma foto do marido de Gracyanne Barbosa.

"E o samba pode nos transportar nessa viagem e nos ajudar a compreender quem somos, de onde viemos e para onde devemos seguir com nosso ativismo pela vida. Aliás, no dizer de Paulinho da Viola, o samba é quem dá conta de 'toda a vida Marginal', história, luta, amores, desamores na cultura contextual preta e periférica dos marginalizados", continuou ele, fazendo referência ao gênero musical com o qual trabalha.

Na sequência, Claudinho relembrou a trajetória do Soweto. "O Belo e o Brasil certamente se lembram dessas narrativas que fundaram o grupo Soweto em Cidade A. E. Carvalho, no extremo da zona leste, mas com gente de Diadema, Água Funda, Capão Redondo, Campanário, tudo periferia de São Paulo. O desejo era o de se deixar inspirar pelas lutas sociais locais (e também transatlânticas) por direitos e oportunidades e fazer o nosso samba, curtir a nossa onda, badalar com os parceiros da quebrada, ajudar nossa família. Assim, o nosso lema (djavaniano) era: 'que os negros lutem para conquistar espaço'", contou.

Ainda na mesma postagem, o artista falou sobre outros grupos que foram referência para sua carreira. "Influenciados pelos feitos heroicos de uma turma da pesada, Negritude Jr., Katinguelê, Art Popular, Sensação, Molejo, Raça Negra, Raça, Só Preto Sem Preconceito, decidimos ser nós mesmos para valorizar e continuar uma tradição", pontuou.

Por fim, Claudinho mandou um recado para Belo. "O que eu poderia dizer? Belo, meu 'cumpade', de lá pra cá muita coisa aconteceu, o samba nos uniu e nos separou, mas jamais nos colocou em lados distintos. Afinal, somos do mesmo lugar, e vivenciamos, pelo menos até o momento de sua filiação no time de Bolsonaro, a mesma utopia de uma história de luta política e social que o próprio samba conta e reconta desde XIX", disse.

"Mas desta vez, pela primeira vez, estamos em lados opostos e lutamos por uma ideia de Brasil muito diferente. Ainda que surpreso, faz parte do jogo democrático respeitar decisões alheias. Todavia, em respeito à história essencial do Soweto e sua narrativa fundacional, grito forte e em bom tom: Fora Bolsonaro!"

Filiado ao partido de Bolsonaro, Belo se esquiva de questionamentos

Fundador do Soweto critica Belo por filiação a partido de Bolsonaro: \"Estamos em lados opostos\"

Filiado ao PL, Belo se esquivou de questionamentos sobre uma suposta candidatura. O cantor publicou um vídeo de show em seu perfil no Instagram e falou indiretamente sobre a polêmica que se envolveu depois que sua filiação ao partido de Jair Bolsonaro se tornou pública. "Meu povo querido, por enquanto, falamos só de arte, beleza?", pediu, na legenda da postagem.

"Meu ofício, minha vida e meu amor!! Seguimos assim com Deus no controle de tudo!! Aproveita e vai lá no canal do cantor dar uma moralzinha, vai", pediu, divulgando seu trabalho como músico.

Ao Metrópoles, Belo não confirmou nem negou uma possível candidatura, mas confirmou a filiação ao PL. "Eu já era filiado em São Paulo e nunca me candidatei. Ano passado mudei meu título para o Rio e quis me filiar a uma legenda aqui também. Como sou muito amigo do Senador Romário, quis me filiar ao partido dele, que é o mesmo do governador Claudio Castro, também meu amigo. Mas não tem nada certo se me candidatarei ou não. Por enquanto só estou filiado", garantiu.

 

 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado