Compreensão

José de Abreu lança biografia e fala de filha trans: "Aceitar, entender e apoiar"

Bia autorizou que o pai falasse sobre seu processo de transição


Filha de José de Abreu, Bia aparece abraçada ao pai no lançamento de livro
Bia compareceu ao lançamento da biografia do pai José de Abreu - Foto: Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 04/12/2021 às 13:45,
atualizado em 04/12/2021 às 14:02

No ar em Um Lugar ao Sol, José de Abreu acaba de lançar o livro Abreugrafia, que perpassa toda sua trajetória de vida aos 75 anos. Em entrevista divulgada neste sábado (4), o ator falou sobre seu papel na atual novela das 21h na Globo e também sobre a filha Bia, que assumiu recentemente ser transexual.

Segundo José de Abreu, Bia já havia autorizado que ele falasse sobre o assunto. “Tanto que meu livro é dedicado à Bia, e não ao Bernardo. Tenho recebido mensagens nas redes sociais. Tanto de pais quanto de pessoas que vivem a mesma coisa que ela”, disse, em depoimento ao site da colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo.

“A Bia ficou dois anos estudando e lendo sobre o assunto para se entender primeiro. Quando veio a mim, já chegou com palavras de convencimento. E eu entendi. Ela tinha argumentos tão sólidos que só tive que aceitar, entender, apoiar e fazer o possível para que seja feliz.”

Pai de outros três, ele também falou sobre a morte de Rodrigo, em 1992, aos 21 anos, ao cair de uma janela. Foi a passagem de sua vida mais difícil de ser escrita no livro, segundo o veterano. “A vida normal é você enterrar um pai. Um pai enterrar um filho é a inversão da vida. Você não está preparado.”

“Eu hesitei, não queria escrever, mas depois vi que tinha obrigação de fazer. Foi uma das últimas coisas que escrevi. É bom escrever, você se sente diferente. O sofrimento persiste, toda vez que lembro sofro. Mas reviver tudo, escolhendo as palavras, foi libertador.”

“Apoiei desde o primeiro dia que soube”, relatou José de Abreu relação com Bia

Na semana passada, José de Abreu abriu seu coração e contou como é sua relação com Bia. O ator revelou que, desde 2019, a jovem faz o processo de transição para adequar seu corpo à identidade de gênero. Em entrevista ao Extra, o artista detalhou como vem sendo o desenvolvimento da filha nos últimos meses e declarou apoio à sua caçula.

"Minha última filha é trans. Era Bernardo, agora é Bia. Já estamos vivendo há dois anos assim. Eu apoiei desde o primeiro dia que soube. Estamos fazendo um trabalho lento, com assistência psicológica, e espero que ela encontre o seu caminho e seja feliz."

O ator vai abandonar a carreira artística para priorizar sua candidatura a deputado federal nas eleições de 2022. Com legenda do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Rio de Janeiro, ele também oferecerá apoio a Marcelo Freixo (PSB) para governador do RJ e para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado