Polêmica

Regina Duarte questiona utilidade da vacina contra a Covid em postagem

Atriz e ex-secretária do Governo Federal foi criticada nos comentários


Regina Duarte
Regina Duarte publicou texto que questiona vacina contra a Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR

A atriz Regina Duarte fez uma publicação polêmica em seu Instagram, na madrugada desta quinta-feira (21), sobre a vacina da Covid-19. No post, em que replica um texto com assinatura de Mônica Fraga, ela questiona a utilidade do imunizante, com diversos questionamentos que distorcem o conhecimento médico e científico. 

Apoiadora do presidente da República, Jair Bolsonaro, e ex-secretária de Cultura do Governo Federal, Regina trouxe o texto que enumera 14 questionamentos envolvendo temas diversos, como fim de medidas restritivas, volta às aulas, retorno de viagens, fim do uso de máscaras, imunidade e contágio. 

“Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras. Então... que diabos esta vacina está realmente fazendo?", finaliza o texto publicado pela antiga namoradinha do Brasil.

Nos comentários, há quem apoie a visão de Regina. “Serve só pra encher o bolso do Dória”, diz @gabi_temer__. “ Mas há muitas outras respostas de tom crítico e de indignação. “Se informe em outras fontes, com infectologistas (vários), sabe-se bem pouco ainda sobre a eficácia da vacina, mas penso que sua publicação pode ter equívocos”, contemporiza @mariapereiraluz. “Regina, não se faça de idiota e não espalhe o negacionismo! A resposta para todas essas perguntas se deve ao fato de que não iremos vacinar TODOS ao mesmo tempo. Leva tempo!”, aponta @pedrohenricky.

Regina Duarte já sugeriu que pobreza é pior que Covid-19

No final de novembro de 2020, Regina Duarte se viu em outra polêmica, ao publicar uma charge crítica, em que sugeria que a pobreza era pior que a Covid-19. O desenho mostra duas ondas, uma grande, com o nome “Poverty” (pobreza em inglês), e outra pequena, com o nome “Covid”. A menor aparece sendo filmada por uma câmera de TV e com um repórter apontando para ela.

Nos comentários, a ex-secretária de Bolsonaro foi duramente criticada. "Não sei o que é pior: sua publicação ou os comentários. O que você faz pra combater a pobreza?”, disse @antonioclecionogu. “Regina se seu filho ou neto morrese de covid19 e você tivesse triste e chorando e uma pessoa chegasse em você e disser a mais tem mais gente morrendo de pobreza do que de covid19 você ia gostar Regina .ou você teria vontade de socar a cara de quem disser isso . Porque uma coisa não anula a outra”, questionou @rosanasoaresmigue.

Utilidade da vacinação

Segundo reportagem da BBC Brasil, nenhuma vacina é 100% eficaz. Mas a partir do momento em que se consegue vacinar uma grande quantidade de pessoas, o poder de proteger a sociedade aumenta. "Se vacinarmos um número suficiente de pessoas em nossa comunidade, algo incrível pode acontecer. Criaremos vários escudos invisíveis que interromperão a cadeia de transmissão do patógeno (como um vírus ou bactéria), protegendo indiretamente nossos amigos e familiares vulneráveis", menciona um trecho da matéria.

Agora, para conseguir vacinar um número suficiente de pessoas para garantir um nível seguro para retomada da normalidade pode levar um tempo, por diversos fatores, como resistência à vacina e o negacionismo. Por isso, é importante seguir as recomendações médicas e se vacinar, de acordo com os prazos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e suas versões regionais.

 

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado