Piora

Saúde de Vanusa é grave: "Dependemos de uma reação dela", diz filho

Cantora está internada em UTI de hospital em Santos (SP)


Vanusa no Programa Silvio Santos
A cantora Vanusa - Foto: Reprodução/SBT

O estado de saúde de Vanusa é grave, segundo boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (23) pela assessoria de imprensa da cantora. Ela completou 73 anos ontem, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos (SP).

"O Complexo Hospitalar dos Estivadores informa que a paciente Vanusa Santos Flores mantém-se internada em Unidade de Terapia Intensiva desta instituição. Encontra-se intubada e com necessidade de ventilação mecânica. O quadro é grave, porém estável nas últimas 24 horas", informou o boletim assinado pelo doutor Luiz Otávio Lopes Abrantes, coordenador interino da UTI, e pelo Dr. Caio Genovez Medina, gerente médico.

O filho de Vanusa, Rafael Vannucci, comentou a piora no quadro clínico: "Minha mãe está em estado grave por uma série de motivos, inclusive por estar intubada. Também por causa da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Houve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a intubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela".

A dependência em remédios, a bebida e a depressão prejudicaram a saúde de Vanusa, de acordo com o filho.

"Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito", contou.

Segundo o produtor musical, cerca de nove enfermeiras passaram pela casa de Vanusa para tratamento domiciliar, porém a cantora rejeitou todas. Por isso, precisou ser internada em clínicas de reabilitação, casas de repouso e lar para idosos. Os médicos explicaram a Rafael Vannucci que Vanusa sofre de uma síndrome demencial, e não Alzheimer.

Filha se despede de Vanusa

Na última terça, Aretha Marcos publicou em sua rede social um vídeo em que fala sobre a morte. Em tom de despedida, ela agradeceu à mãe e afirmou que a morte deve ser tão celebrada quanto a vida.

"Minha gratidão eterna à beleza da estrela de Vanusa, que honra, minha mãe, nessa vida, que me deu a oportunidade de estar aqui, de ser sua filha, de ganhar o seu DNA genial do pensamento, da música, da sensibilidade e, principalmente, da personalidade, da coragem de ser tudo que eu sou, eu aprendi com ela. 'Minha filha vai pelo mesmo caminho, meu menino também', e isso é uma gratidão eterna", afirmou.

"Que a gente saiba celebrar a vida e a morte porque é tudo a mesma coisa. Força para todos nós. Que toda dor nos torne sempre, cada vez mais, gratos e humildes perante a grandeza que é passar pela existência e ter a oportunidade de deixar a sua digital no mundo. Salve, Vanusa!", concluiu Aretha.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado