Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Macarrão?
Essa delícia não passa despercebida nos lares brasileiros
Publicado em 25/10/2024 às 15:16,
atualizado em 25/10/2024 às 15:27
Você já se perguntou o quanto de macarrão o brasileiro come por ano? Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos (Abimapi), 44,5% dos brasileiros consomem massas semanalmente.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de massas do mundo, ficando atrás apenas da Itália e Estados Unidos. O macarrão está presente em 99,5% dos lares brasileiros e as regiões Norte e Nordeste são as que mais compram macarrão, representando 39% do volume de vendas. É macarrão que não acaba mais!
+ Chip da beleza usado por famosas foi proibido pela Anvisa
+ Menopausa: Fim da linha para as mulheres, ou um recomeço?
Combinando com diversos molhos, o macarrão é democrático e amado pelos brasileiros. E como tal, também entrou para o mercado de luxo atualmente, contando com vários chefs famosos que preparam seus pratos harmonizando com vinhos especiais.
De onde veio essa gostosura?
Segundo teorias que nunca poderemos provar, o macarrão teria surgido na China há 4 mil anos e se espalhado pela Itália por meio do explorador italiano Marco Polo. Também existem outras versões dizendo que ele já existia no Ocidente antes disso, mas o fato é que graças aos imigrantes italianos, o macarrão rapidamente se tornou um alimento muito apreciado no Brasil.
Em homenagem a esse alimento tão querido, o Dia Mundial do Macarrão é celebrado em 25 de outubro, exaltando a versatilidade e seu impacto profundo na culinária global.
O sócio do restaurante Di Paolo, Jandir Dalberto, contou pra gente sobre a importância do macarrão na cultura brasileira, afirmando que ele é mais do que um alimento: é um símbolo de tradição e riqueza cultural.
“Com a imigração italiana, o macarrão da 'nonna' se integrou à culinária brasileira, criando pratos únicos que combinam ingredientes locais. Essa fusão é um exemplo de como a gastronomia se adapta e se transforma em diferentes regiões”, explica.
A verdade é que macarrão de todas as formas, tamanhos e versões é gostoso, prático de fazer e combina com vários momentos da nossa vida: aquele almoço de domingo, um jantar para receber amigos, até aquele dia em que precisamos de facilidade e rapidez no preparo de um alimento com essa vida tão corrida que temos.
Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!
AcesseQuem resiste àquela macarronada de domingo? Não tem como.
E como bons e gratos brasileiros que somos, agradecemos de joelhos aos irmãos italianos por terem trazido essa maravilha que faz com que nossas lembranças da infância sejam ativadas de maneiras muito carinhosas.
“A gastronomia de imigração, que chega farta à mesa de quem nos visita, tem no macarrão um de seus maiores destaques. Nosso objetivo é oferecer uma refeição que seja mais do que saborosa – que crie memórias e conecte pessoas, afinal a gastronomia vai muito além do paladar”, afirma Dalberto, do Di Paolo.
Macarrão engorda?
O macarrão é um carboidrato e por isso é fonte de energia e é bem menos calórico que o arroz. Uma porção de 100g de macarrão cozido tem 111 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz tem 382 cal e é bom frisar que o que faz com que o macarrão se torne bem mais calórico é o molho escolhido. Então, o vilão dessa deliciosa refeição nunca será o macarrão e sim os acompanhamentos.
E você, também é fã de macarrão?