Opinião

Glória Perez: Audácia e sensibilidade da maior novelista do momento

A coluna é assinada pelo escritor e roteirista Silvio Cerceau


Glória Perez em montagem com o logotipo da novela Travessia
Glória Perez é autora da novela Travessia - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Silvio Cerceau

Publicado em 03/05/2023 às 06:50,
atualizado em 03/05/2023 às 12:31

Travessia termina na próxima sexta-feira (05), depois de mais de seis meses no ar, uma novela interessante, embora com muitas críticas. Particularmente achei a trama boa. Atualmente com um grande acesso à internet e as redes sociais, o público e a imprensa têm mais voz e podem expor instantaneamente suas opiniões. É impossível uma novela agradar a todos, assim como na vida, na ficção também haverá gente chata, gente ruim, gente sem graça, a ficção pode exceder a coerência e trazer fatos surreais, até mesmo para fugirmos um pouco da realidade.

Travessia cumpriu o seu bom papel de novela das nove, um dos produtos mais importante da TV brasileira e da Globo. A história foi aprovada e produzida cumprindo o seu cronograma, afinal toda novela pode ser diminuída ou aumentada duas, três semanas para mais ou para menos. A emissora jamais colocaria ou manteria um produto ruim no ar e a veterana autora Glória Perez sabe contar suas histórias com perfeição. É uma das autoras mais autênticas, tendo em vista que escreve a trama sozinha - para quem não sabe, Glória não usa colaboradores em suas novelas,  uma audácia, uma coragem que nenhum outro autor tem.

Criar e escrever uma novela é algo muito doido, muito complicado, geralmente o trabalho começa dois, três anos antes da estreia. Primeiro o autor tem a ideia, depois cria a sinopse com todos seus apetrechos, e só após a emissora aprovar é que começa a labuta da escrita dos capítulos. Tudo na trama é planejado minuciosamente. É quase um trabalho escravo, um trabalho que exige muito de quem o faz.

Travessia é a 13ª novela de Glória Perez, que estreou na emissora em 1983 como colaboradora da grande dramaturga Janete Clair, na novela Eu Prometo (1983), a qual terminou de escrever a trama sozinha sob supervisão de Dias Gomes.

Glória Perez: Audácia e sensibilidade da maior novelista do momento

Glória Perez na TV

Em 1984 escreveu Partido Alto, atualmente em reexibição inédita no streaming. Em 1987 fez uma rápida passagem pela TV Manchete, onde criou  Carmem. Em 1990, voltou à Globo e reiniciou sua jornada de sucesso, entre grandes novelas, minisséries e séries. Trouxe temas inéditos e que fez o Brasil parar,  Desejo (1990), Barriga de Aluguel (1990),  De Corpo e Alma (1992), Explode Coração (1995), que apresentou uma importante campanha de utilidade pública, trazendo no final de cada capítulo fotos de crianças desaparecidas, totalizando durante a exibição da trama, 64 crianças encontradas pelos seus pais.

Em 1998 escreveu a minissérie Hilda Furação, escreveu alguns episódios do seriado Mulher e o remake de Pecado Capital, obra original de Janete Clair. Em 2001, foi a vez do grande sucesso O Clone. A autora foi homenageada pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e recebeu o prêmio Personalidade do Ano de 2002, conferido pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead/RJ).

Em 2005 levou ao público América, em 2007, a minissérie Amazônia – de Galvez a Chico Mendes. Em 2009 foi merecidamente vencedora do Emmy com  Caminho da Índias, a primeira novela brasileira a ganhar o Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV. Em 2012 foi a vez da novela Salve Jorge. Em 2013, fez a supervisão de texto da minissérie O Canto da Sereia e em 2014 escreveu a série Dupla Identidade.

Em 2017, trouxe temas inéditos, curiosos e polêmicos na novela A Força do Querer, um grande sucesso na época, reexibida em edição especial durante a pandemia.

Glória Perez mostra a força da mulher em suas obras, mesmo em momentos difíceis se manteve firme em seu trabalho, tentando sempre fazer o melhor e entreter o público, afinal essa é a missão de um bom roteirista, esse profissional está sempre atento a tudo ao seu redor e assim poder contar sempre boas histórias.

E, isso, Glória Perez sempre fez com categoria.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado