Opinião

Êta Mundo Melhor estraga novela original com mocinhas mortas e trama desvirtuada

Atual cartaz das 18h pode funcionar como novela independente, mas não como continuação


Bianca Bin como Maria em Êta Mundo Melhor
Sequência da morte de Maria (Bianca Bin) começou na terça-feira (8) e segue no capítulo desta quarta (9) em Êta Mundo Melhor - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 09/07/2025 às 05:27,
atualizado em 09/07/2025 às 10:47

Quando a continuação de uma obra de ficção é anunciada, parte dos fãs da produção original costuma reprovar a ideia, com o receio de que a nova saga macule o que foi visto antes. Êta Mundo Melhor é um ótimo exemplo disso: estragou boa parte das histórias contadas na primeira novela, Êta Mundo Bom, exibida em 2016. De "melhor", aliás, a atual trama das 18h não tem nada.

Como uma novela independente, Êta Mundo Melhor pode até funcionar. Estão ali as características que fizeram o sucesso da atração anterior: a boa ambientação de época, o humor ingênuo liderado por Candinho (Sérgio Guizé), o tom farsesco com pitadas de malícia e alguns personagens cativantes. É como continuação que o atual cartaz das seis deixa a desejar.

+ Vale Tudo dá sumiço em Odete Roitman em breve; saiba por quê

Motivada pela alta audiência alcançada por Êta Mundo Bom na exibição original e também na reprise, em 2020, a Globo encomendou um novo folhetim com os mesmos personagens, agora em novas aventuras. Deparou-se, entretanto, com a recusa de alguns atores e com problemas na contratação de outros deles.

Filó e Candinho tiveram final feliz em Êta Mundo Bom - Foto: Reprodução/Globo
Filó e Candinho tiveram final feliz em Êta Mundo Bom - Foto: Reprodução/Globo

Os impasses levaram os autores Walcyr Carrasco e Mauro Wilson a matar as três heroínas da história: Filó (Débora Nascimento), com quem Candinho teve um final feliz, é vítima de um incêndio ao tentar fugir com o amante; Anastácia (Eliane Giardini) tem um infarto; e Maria (Bianca Bin) é atropelada em uma sequência que começou na terça-feira (8) e termina nesta quarta (9).

O mais estranho é que, enquanto as heroínas não foram poupadas da morte, a vilã Sandra (Flávia Alessandra, sempre boa interpretando loiras más) segue viva na continuação. A princípio, trata-se apenas uma participação especial nos primeiros capítulos, mas há expectativa de que a antagonista possa voltar à cena mais adiante.

+ Por que Maria morre em Êta Mundo Melhor? Saiba os bastidores da novela da Globo

Sem Filó, Candinho ganhou outro par romântico: Dita (Jeniffer Nascimento), presente na novela anterior e com quem jamais havia tido uma ligação amorosa. Eliminadas todas as figuras femininas fortes, a história ganha o reforço de Estela (Larissa Manoela), outra mocinha romântica, e também uma nova vilã, Zulma (Heloisa Périssé).

Êta Mundo Melhor mudar os rumos e jogou no lixo os arcos dramáticos dos personagens

Êta Mundo Melhor não só estraga os finais felizes de Êta Mundo Bom como volta à estaca zero em alguns entrechos. Depois da luta, na primeira novela, para reencontrar a mãe, Candinho perdeu Anastácia de repente, sem muita comoção. Agora, a busca é pelo filho perdido, Júnior/Samir (Davi Malizia), em uma jornada parecida com a anterior.

Rainer Cadete em Êta Mundo Melhor
Rainer Cadete em Êta Mundo Melhor: vilão arrependido voltou a fazer maldades na continuação - Foto: Reprodução/Globo

Celso (Rainer Cadete), que havia tido uma interessante trajetória de redenção, volta a fazer maldades. É um personagem que voltou totalmente desvirtuado, assim como Olga (Maria Carol Rebello), que era de boa índole e ressurge como uma mulher sem muitos escrúpulos atrás de dinheiro.

Mais do que propriamente a ausência de figuras marcantes, as decisões infelizes do roteiro é que comprometem a tentativa de reprisar aquele universo bem-sucedido. Mafalda (Camila Queiroz) foi outra que fugiu com Romeu (Klebber Toledo) – os dois são apenas citados – mesmo após preferir se casar com Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) no fim da novela anterior.

Ao mudar os rumos e jogar no lixo os arcos dramáticos dos personagens, descaracteriza-se por completo uma trama encerrada com saldo positivo e lembrada pelo otimismo e pelas mensagens edificantes. Agora, como acreditar que “tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar”, como repete Candinho, com uma sucessão de injustiças e tragédias?


Imagem da thumbnail do vídeo

Êta Mundo Melhor é criada e escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson e tem direção artística de Amora Mautner. A novela vai ao ar na Globo às 18h.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Êta Mundo Melhor. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado