Opinião

Record precisa tomar providências sobre as falas homofóbicas em A Fazenda 2023

Lucas Souza foi chamado de “chupa p*u”, “fresco” e “p*tinha” por oponentes


Lucas Souza em A Fazenda 2023
Ex de Jojo Todynho, Lucas Souza sofre insinuações sobre sua sexualidade em A Fazenda 2023 - Foto: Reprodução/PlayPlus
Por Walter Felix

Publicado em 04/10/2023 às 12:03,
atualizado em 04/10/2023 às 16:45

Lucas Souza está sendo alvo de comentários homofóbicos dos oponentes em A Fazenda 2023. O teor preconceituoso dos ataques ao influenciador digital, ex de Jojo Todynho, já foi notado por participantes do reality show e também pelos internautas. Agora, cabe à Record tomar providências.

A emissora foi omissa, no ano passado, com a frequência de ameaças de espancamento entre os participantes. Só agiu quando, finalmente, dois deles chegaram às vias de fato: Shayan Haghbin e Tiago Ramos foram expulsos no meio da temporada – o primeiro ganhou “nova chance” neste ano.

+ A Fazenda 2023: Laranjinha ameaça Lucas: "Lá fora eu te pego"

Já há alguns dias, vários rivais de Lucas Souza vinham fazendo comentários de duplo sentido sobre a sexualidade do peão, sugerindo que ele seja homossexual. O tom homofóbico era mais velado e menos escancarado, o que parece ter mudado na madrugada desta quarta-feira (4).

Em poucas horas, Lucas foi chamado de “chupa p*u” por Yuri Meirelles, de “fresco” por Darlan Cunha e de “p*tinha barata” por Cariúcha – esta, aliás, se vangloria de ser adorada pelos fãs gays fora do confinamento. Em discussão, Tonzão Chagas sugeriu que ele “virasse homem”.

Por conta das falas, as frases "Lucas Merece Respeito" e "Homofobia é Crime" entraram para os assuntos mais comentados do Brasil no X/Twitter.

Kally Fonseca foi a primeira a apontar a homofobia nos comentários dos oponentes, ainda na madrugada. Nesta manhã, repetiu em conversa com André Gonçalves e Rachel Sheherazade: “O Laranjinha [Darlan Cunha] ficou chamando ele de fresco. Bem homofóbico”.

Record não pode ignorar temas em voga em A Fazenda 2023

A Record precisa ser responsável pelo conteúdo que veicula. Homofobia é crime no Brasil desde 2019, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), e falas como as registradas no programa devem, no mínimo, ser advertidas, ainda que o alvo não seja uma pessoa assumidamente LGBTQIAPN+.

+ A Fazenda 2023: Peões disparam contra Nadja Pessoa: "Cara de sonsa"

+ A Fazenda 2023: Cariúcha e Márcia Fu são detonadas por fala polêmica

Reality shows estão sempre sujeitos a transmitir esses comportamentos, mas não se pode ignorar quando esses assuntos vêm à tona. Ao contrário, cumpre-se um interessante papel social quando essas agressões recebem os devidos alertas, como já ocorreu no BBB em casos de racismo e assédio.

O NaTelinha entrou em contato com a assessoria da Record para uma posição. No início da tarde, a emissora divulgou a seguinte nota à imprensa:

“Assim como em todos os momentos de A Fazenda, a produção do reality está alerta e monitorando todo o comportamento dos participantes. No programa desta noite [quarta-feira, 4 de outubro], ao vivo, haverá um posicionamento sobre os acontecimentos da madrugada diretamente para os peões. A Record TV esclarece que repudia qualquer forma de intolerância, assédio, violência, racismo e homofobia.”

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado