De painel de led ao cuidado com os detalhes: Os bastidores de Vale Tudo
Visitamos a cidade cenográfica e os principais cenários da novela da Globo
Publicado em 21/07/2025 às 10:00,
atualizado em 21/07/2025 às 10:39
No início de Vale Tudo, Raquel Acioli (Taís Araujo) morava em Foz do Iguaçu com o pai e a filha. Com a morte de Sebastião (Antônio Pitanga), a heroína vai para o Rio de Janeiro atrás de Maria de Fátima (Bella Campos), que vende a casa da família no Paraná e vai embora.
Enquanto a filha interesseira se hospeda no Copacabana Palace, um dos hotéis mais luxuosos da cidade, a protagonista se instala em Vila Isabel, bairro da zona Norte.

Através da trajetória de cada uma delas que o público passa a conviver com esse contraste de classes. Porque enquanto Maria de Fátima vaga pela zona Sul, Raquel convive com a simplicidade do subúrbio carioca.
A rede de amigos da interesseira é formada, principalmente, pela família Roitman e quem os rodeia. Além da toda poderosa Odete Roitman, do Afonso, da Heleninha e de Celina, a falsiane convive com o pessoal da Tomorrow e da TCA.
+ Vale Tudo: Raquel flagra Heleninha debilitada e toma decisão sobre Ivan
Já a mãe da ambiciosa faz amizade com as pessoas que residem na mesma vila que o seu ex-marido e pai da falsiane. Um lugar de pessoas simples, onde todos se conhecem e se ajudam.

Durante uma visita à cidade cenográfica, a impressão que eu tive era a mesma de estar caminhando pelo reduto da boemia carioca, eternizado pelo nosso saudoso sambista Noel Rosa (1910 - 1937).
A vila de casas onde Consuelo e Aldeíde moram, com cadeiras na calçada para as vizinhas sentarem e conversarem. As ruas de paralelepípedo enfeitadas com bandeirinhas. O bar de karaokê do Vasco, a portaria do prédio do Ivan, com mesa, interfone, elevador e caixa de correio. Uma riqueza de detalhes.

Basta caminhar mais um pouco para chegar à zona Sul, onde fica a agência de conteúdo digital do Renato. Cores quentes como o vermelho e o amarelo predominam. Estão presente na fachada, no sofá da recepção e em alguns painéis de campanhas. A porta de vidro e o jardim de inverno dão o toque final ao ambiente luxuoso.
Em se tratando de luxo, aliás, a TCA e o apartamento do Marco Aurélio são uns verdadeiros "desbuntes". Cenários fixos, foram montados no MG4, nos Estúdios Globo. Que conta, ainda, com a mansão de Celina.

A empresa de aviação conta com estofados de couro, piso em porcelanato, painel ripado e mobília que combinam a qualidade da madeira com o requinte do blindex.
+ Vale Tudo: Maria de Fátima segue Odete Roitman e descobre podre: "Uma bomba nas mãos"
Assim como a casa do empresário corrupto. Com peças em tons terrosos, tapeçaria, quadros, livros, obras de arte, mobília em madeira e couro, e uma parede de tijolo de vidro dividindo o ambiente.

Destaque para um painel de led com a Lagoa Rodrigo de Freitas, bairro onde o vilão mora, que muda da noite para o dia, dando a impressão de que as cenas são feitas em um imóvel real, mas é tudo cenográfico.
A mansão dos Roitman, claro, não poderia faltar em nosso tour. A casa tem dois andares e conta com duas escadas. Uma que supostamente dá para os quartos e outra que leva ao ateliê da Heleninha.

A sala de estar aposta em tons mais frios como o verde, o branco e o cinza. A madeira e o vidro estão presentes nos móveis, assim como obras de arte, quadros e porta retratos.
Destaque para a mesinha com um tabuleiro de xadrez e o lustre de cristal. Na sala de televisão, na de jantar e no quarto da Heleninha com o Ivan, predominam os tons terrosos. Assim como no ateliê da artista plástica. Pra mim, o ambiente mais quente e vivo da casa.
