Coluna do João Paulo Dell Santo

Renascer frustra a Globo, não repete sucesso de Pantanal e se aproxima de Terra e Paixão

Novela de Bruno Luperi, inspirada no original de Benedito Ruy Barbosa, ainda não pegou


Renascer
Audiência de Renascer não anda lá essas coisas - Foto: Divulgação/Globo
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 15/04/2024 às 08:00,
atualizado em 15/04/2024 às 10:35

Principal lançamento da Globo em 2024, Renascer ainda não correspondeu às expectativas depositadas pela direção da emissora. Não que o remake do original de Benedito Ruy Barbosa seja um fracasso do nível de Um Lugar ao Sol (22,3) e Travessia (24,2), mas o canal esperava mais, muito mais.

Dados obtidos pela reportagem do NaTelinha indicam que a novela protagonizada por Marcos Palmeira tem audiência parcial praticamente idêntica à de sua antecessora. São 25,5 pontos de média na Grande São Paulo nas 11 primeiras semanas, ante 25,3 pontos de Terra e Paixão

+ Saída de Percival de Souza gera falatório nos bastidores da Record

+ Com ajudinha do SBT, Globo aposta em Alma Gêmea para alavancar horário nobre

Apesar de indicar um pequeno crescimento em relação à antecessora, Renascer perdeu a reação que demonstrava ter nas duas primeiras semanas, período em que a primeira fase foi ao ar. Nos seis capítulos iniciais, a saga de José Inocêncio marcou 25,8 pontos. Na segunda semana, foram 26,0 pontos. Depois disso, com a mudança de elenco, os números reagiram negativamente, oscilando entre 24,8 e 25,6 pontos nos capítulos seguintes. A exceção se deu entre 18 e 23 de março, quando a trama anotou 26,6 pontos, seu recorde semanal até aqui.

É importante considerar ainda que Renascer recebeu a faixa na casa dos 30 pontos (última semana da antecessora), enquanto que Terra e Paixão herdou o horário de Travessia na casa dos 26 pontos. Na média geral, a novela de Walcyr Carrasco registrou 26,6 pontos.  

Outro dado que chama atenção diz respeito ao desempenho de Pantanal, que sucedeu Um Lugar ao Sol e conquistou 28,9 pontos nas 11 primeiras semanas. A obra, também uma adaptação de Bruno Luperi para o original do avô, motivou o resgate de Renascer dois anos depois. Ou seja, diante do cenário, é pouco provável que a atual ocupante do horário das 21h consiga repetir o feito do clássico da extinta TV Manchete, talvez algo próximo a Terra e Paixão, e olhe lá. 

Falando nisso...

Elas por Elas chegou ao fim na última sexta-feira (12) com 15,3 pontos na Grande São Paulo, assumindo o posto de maior fracasso da história das 18h. Com a marca, o remake deixa pra trás Nos Tempos do Imperador, que detém 16,9 pontos. Em comum, as duas tramas foram escritas pela dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson. Agora, os autores vão discutir com a Globo a possibilidade de novos projetos. 

Renascer frustra a Globo, não repete sucesso de Pantanal e se aproxima de Terra e Paixão

Mudanças?

Desde que migrou as mexicanas para o início da tarde, o SBT perdeu um quinto de sua audiência ao acomodar o Tá na Hora entre 17h30 e 19h45. Ao mesmo tempo, os dramalhões, colados na infantil Carinha de Anjo, elevaram os índices da faixa entre 13h30 e 16h30. Se perdeu de um lado, o canal ganhou do outro, pelo menos é a leitura que alguns executivos fazem. No entanto, as alterações acabaram por comprometer o desempenho do SBT Brasil.

Ainda não

A chegada de Marcelo Kestenbaum, que passou a dividir a direção com Carlos Aleixo, deu uma leve (beeeeem leve) melhorada na audiência do Chega Mais, que passou a dar ênfase ao jornalismo e às pautas de prestação de serviço, algo mais na linha do extinto Vem Pra Cá e do Hoje em Dia. Ainda assim, o programa segue precisando de ajustes. Com dois diretores, talvez agora consigam evitar que os apresentadores sigam se atropelando no ar.

Bonitinha e bonitão

A RedeTV! trabalha com duas possibilidades para o novo programa de Ronnie Von, ainda sem título definido. Às segundas ou às terças-feiras, na sequência do TV Fama. Com a estreia, o apresentador deixará as manhãs do canal e voltará a dar boa noite ao seu público, assim como nos tempos do Todo Seu, da TV Gazeta. Sobre o substituto do Manhã do Ronnie, nada certo por enquanto. Difícil será resistir ao apetite das igrejas.  

Em baixa

Desde meados do segundo semestre de 2023, a Band tem observado uma queda nos números do Melhor da Tarde, de Cátia Fonseca. Nos últimos dias, o programa passou a oscilar entre 0,9 e 1,1 de média, marca que constantemente tem colocado a emissora atrás de Globo, Record, SBT e RedeTV! e, em alguns momentos, sendo ameaçada por Cultura e Gazeta. Se bem que, quem poderia imaginar que daria errado um programa feminino ser exibido entre um esportivo e um policialesco, né? Liga total. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado