Opinião

Formato em queda, novela flop e sem pandemia: os desafios do BBB 23

Reality show da Globo estreia dia 16 de janeiro e terá que driblar adversidades


Tadeu Schmidt de camiseta preta e na cama
Tadeu Schmidt caminha para segunda temporada à frente do BBB - Foto: Reprodução/Instagram

O BBB 23 estreia daqui duas semanas e é a grande esperança para aquecer o horário nobre da Globo, cujas novelas vêm encontrando dificuldade para emplacar na audiência. O reality terá que driblar o desgaste do gênero após o "boom" na pandemia e mais uma vez o fato de suceder uma história fracassada no Ibope.

O programa apresentado por Tadeu Schmidt registrou queda de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão) em 2022: 22 pontos de audiência contra os 24 do BBB 20 e 27 da temporada 2021. No ano passado, ainda estávamos repleto de restrições causadas pela crise sanitária.

Agora, ainda que exista pandemia, todas as restrições caíram por terra, algo que ainda existia - menos, é verdade -, no início deste ano. Pela primeira vez desde 2019, um Big Brother Brasil será apresentado livre dessas amarras. É o que esperamos.

O ano de 2019, aliás, foi importante para o formato entrar em alerta. Seu futuro já era discutido. Terminou com uma temporada esquecível, elenco apático e dinâmicas que já não empolgavam. Surgia, então, a fórmula misturando convidados e inscritos. Deu certo, mas o desgaste é iminente.

BBB pode apresentar queda como todos os outros realities

imagem-texto

2022 não foi um ano de glória para o gênero. Passando pela queda do Big Brother, o fracasso colossal de todos que a Record apresentou e até mesmo o tombo do No Limite 6, ninguém passou incólume à reprovação do público.

Como fator agravante, o programa da Globo terá mais uma vez uma novela que vai muito mal das pernas em audiência. Se na última temporada houve Um Lugar ao Sol, novela menos vista da história das nove em números do Ibope, agora a emissora tem uma Travessia numa situação semelhante, com a diferença que a obra de Lícia Manzo era boa, mas sem possibilidade de salvação por estar totalmente gravada.

Isto é, dias complicados virão. De um jeito ou de outro, só um milagre para o BBB receber os números nas alturas, algo que não acontece desde 2018, quando O Outro Lado do Paraíso entregava com mais de 40 pontos na Grande SP. Comercialmente, não há queixas. A Globo deve faturar mais de R$ 1 bilhão somente com seu Grande Irmão.

A temporada 2023 será um teste de fogo para o BBB. Teste para saber se a fórmula passará por alguma alteração em 2024 ou termos algum sinal que o formato realmente está se esgotando de vez, embora particularmente acredite que o programa ainda terá muitos anos de vida pela frente. Basta se reinventar.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto  

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado