Opinião

Qual o segredo do MasterChef após 10 anos na Band ?

Programa completa seu décimo ano no ar em setembro


Montagem com o elenco do Mastechef da Band
Elenco atual do Mastechef na Band - Foto: Montagem/NaTelinha

Em 2024, o MasterChef comemora seu décimo aniversário de transmissão pela Band e continua sendo um programa que atrai patrocinadores de renome, embora não alcance mais os índices de audiência de suas primeiras temporadas. A diminuição no Ibope é natural, visto que, na época de seu lançamento, o formato pertencente à Endemol Shine Brasil era uma inovação no mercado televisivo.

Quando estreou, o MasterChef destacou-se por transformar os desafios culinários em um espetáculo televisivo, enriquecido pelas dinâmicas intrigantes de um painel de jurados criteriosamente selecionados: Érick Jacquin, Paola Carosella – posteriormente contratada pela Globo – e Henrique Fogaça. Cada um possuía suas características distintas, agindo independentemente das opiniões alheias. Viraram estrelas da TV.

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo

Os jurados, conhecidos por suas personalidades marcantes, variavam suas abordagens entre a severidade, a ironia e a gentileza. Essa sempre foi uma grande sacada do programa.

Ao longo dos anos, outras Globo, Record, SBT, GNT, e a Discovery Brasil, começaram a transmitir competições culinárias. No entanto, esses programas não contavam com um painel de jurados tão carismáticos quanto o do MasterChef.

Inclusive o êxito da atração da Band comandada por Ana Paula Padrão levou a Globo a desenvolver seu próprio formato, o Mestre do Sabor que não obteve sucesso; aliás, a emissora raramente consegue emplacar uma atração criada internamente. A atração até liderava em audiência, mas isso se devia mais ao fato de ser transmitida pela Globo do que pelas qualidade do próprio programa.

Masterchef 10 anos na Band

Qual o segredo do MasterChef após 10 anos na Band ?

A proliferação desses programas culinários acabou por saturar um pouco os telespectadores em relação ao formato. Atualmente, se perguntarmos às donas de casa qual programa culinário elas recordam, certamente mencionarão o MasterChef e Ana Maria Braga, que possui um Ibope próprio, independente do conteúdo transmitido.

Apesar do desgaste natural decorrente do tempo, o MasterChef comemora seu décimo aniversário, consolidando-se como um marco na televisão brasileira e um dos principais programas da Band no cenário publicitário. Um caso raro na TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado