Engoliu a Globeleza

Band Folia fatura 3 vezes mais, viraliza com Ivete e vira referência do Carnaval 2024

Ao contrário da Globo, Band Folia 2024 teve repercussão positiva, imagens virais e alto faturamento


Ivete Sangalo segurando a placa do Band Folia
Ivete Sangalo viralizou no Band Folia com Baby do Brasil - Foto: Divulgação/Band
Por Sandro Nascimento

Publicado em 15/02/2024 às 09:29,
atualizado em 15/02/2024 às 09:53

No ano em que a Globo foi alvo de críticas quanto à qualidade de sua transmissão do Carnaval, a Band se destacou na cobertura da festa em Salvador, Recife e nos desfiles das escolas de samba da Série Ouro no Rio de Janeiro. Nos bastidores, o canal celebra um faturamento três vezes maior do que em 2023, além da repercussão positiva do Band Folia. As imagens da emissora ainda viralizaram nas redes sociais, com o principal assunto do Carnaval 2024: a conversa sobre apocalipse entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil.

O NaTelinha apurou que a operação do Band Folia envolveu cerca de 450 profissionais em todo o Brasil com aproximadamente 46 horas de captação e mais de 30 horas de transmissão ao vivo. Foram ao ar os badalados trios elétricos de Salvador, as escolas de samba de acesso do Rio e os show do Marco Zero e o Galo da Madrugada em Recife. Uma novidade foi o retorno da vinheta Eu Tô na Band com novo arranjo.

Carnaval 2024: Globo faz transmissão Globeleza desastrosa e expõe que perdeu know-how 

No Carnaval, novelas da Globo sofrem mais que escolas rebaixados e Ibope desaparece

“Para a transmissão dos desfiles da Série Ouro, no Rio, nos preparamos com workshops e visitas dos apresentadores e comentaristas nos barracões. Queríamos estar pautados para dar o protagonismo aos sambistas, aos artistas da Sapucaí e os destaques das 16 escolas que cruzaram a avenida. Mais: nosso DNA de cobertura tem o jornalismo como mote e por isso contamos com 6 equipes de reportagem espalhadas pela avenida, além do time do estúdio e apresentadores, que são âncoras da Band, Thaís Dias e JP Vergueiro”, explica Paola Novaes, responsável pela direção do Band Folia Rio, ao NaTelinha.

No Grupo Bandeirantes desde 2018, Paola destaca a atuação de Márcio Mele, diretor de jornalismo da Band Rio que comandou com a atuação dos repórteres, que estavam espalhados em pontos estratégicos da avenida e puderam durante as entradas ao vivo registrar o que realmente acontecia dos problemas aos destaques de cada escola.

“Eu particularmente sou uma apaixonada e estudiosa dos desfiles e do Carnaval carioca. Estou envolvida em cobertura na Sapucaí desde 2001 e há 9 anos julgo o trabalho das escolas do Grupo Especial.”

Paola Novaes

Equipe Band Folia Rio

A transmissão dos desfiles das escolas de samba no Rio teve os comentaristas Aydano André Motta, Bruno Chateaubriand e Rafaela Bastos, e também contou com a irreverência de Amin Khader nas arquibancadas populares.

A Band colocou 28 câmeras na Sapucaí, uma delas sobre o módulo de julgamento, onde ficam os jurados. Diferente da Globo, a emissora da família Saad teve a preocupação de mostrar na integra as apresentações de segmentos da escola que valem nota: comissão de frente, mestre-sala e porta bandeira e bateria.

“Esse era um pedido do mundo do samba, dos telespectadores e premissa nossa. Também mostramos os esquentas, que já viraram marca registrada da Band. Esquenta é o momento que os intérpretes, carro de som, bateria, se preparam para entrar na avenida, relembram sambas marcantes das agremiações e entoam gritos de guerra para 'animar' o setor 1 e dar o clima à escola antes do desfile”, conta Paola Novaes.

Carnaval em Salvador

Band Folia fatura 3 vezes mais, viraliza com Ivete e vira referência do Carnaval 2024

Na Bahia, o Band Folia teve a apresentação de Zeca Camargo, Juliana Guimarães, Betinho e Pâmela Lucciola, em um estúdio montado em Ondina, onde fica o camarote Planeta Band. Nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Juliette e Léo Santana arrastaram a multidão pela Avenida.

Neste local viralizou o encontro entre Ivete e Baby do Brasil sobre apocalipse. As imagens foram o principal destaque do Carnaval e entraram para os trending topics da internet. Na Bahia, a transmissão da Band teve a direção de Fernanda Ortiz.

Em Salvador, nossa estrutura é pensada pra mostrar o espetáculo pra quem está em casa e também na avenida. Produzimos encontros, duetos e apresentações únicas… Não tem outro lugar nos circuitos que permita mostrar o espetáculo de tantos ângulos. Nossa passarela tem leds que mostram pra quem está lá, na avenida ou camarote, nossas interações com artistas e o que está rolando nas outras cidades. E, mostram o folião, que se diverte e se prepara para quando passar ali, mandar seus recados ou mostrar mãozinhas e placas com o 'Eu tô na Band'!

Fernanda Ortiz, diretora de Produção da Band e diretora do Band Folia

Carnaval Recife

Em Recife, os jornalistas Artur Tigre e Moab Augusto, da TV Tribuna, afiliada da Band, estiveram à frente da festa na capital. Pelo Marco Zero, passaram nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Thiaguinho, Ludmilla e Luísa Sonza. O tradicional Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo, ganhou destaque também na programação.

"Nossa cobertura sempre mostrou os blocos afros e as manifestações culturais e em 2024, com a celebração da nossa herança Ancestral não foi diferente: homenageamos o Ilê Aiyê e trouxemos quase todos os grupos Afros e de afixe para nossa transmissão. Em Recife, marcamos presença no Marco  Zero para conversar com os artistas e mostrar os shows. São muitos sotaques, cores e sons diferentes, e a alegria característica do Pernambucano", completou  Fernanda Ortiz.

Sucesso comercial do Band Folia 2024

Band Folia fatura 3 vezes mais, viraliza com Ivete e vira referência do Carnaval 2024

Internamente, além da repercussão positiva da transmissão do Band Folia, existe um entusiasmo quanto ao seu faturamento. Diversas marcas que nunca anunciaram nesta época na emissora aderiram ao projeto do Carnaval 2024. O sucesso comercial da emissora acontece com a chegada de Walter Zagari, novo líder do setor. Sem revelar valores, ele contou ao NaTelinha que Band faturou 3 vezes mais que no ano passado. 

“Marcamos um golaço neste Carnaval! O Band Folia foi um sucesso, até mesmo no jornal O Globo, onde recebemos nota 10 por toda nossa cobertura. Superamos todas as expectativas. Todos os patrocinadores que estiveram presentes em nosso camarote na Bahia já se comprometeram a renovar o patrocínio para o próximo ano. Foi um sucesso! Faturamos três vezes mais em patrocínio em relação ao ano anterior”, disse.

O Band Folia fechou 5 cotas de patrocínio master: Tim, Dorflex, Itaipava, Amazon e PagBank.

Assista ao tema da campanha Eu tô na Band :

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado