Brasil na torcida

Fênix: o voo de Davi, doc do Globoplay de Vinícius Dônola, tem chances de ser indicado ao Oscar

Projeto foi selecionado pelo Reel Sisters Of the Diaspora Film Festival & Lecture Series 2023, em Nova York


Montagem com o jornalista Vinícius Dônola e cenas do documentário Fênix: o voo de Davi
Vinícius Dônola ganhou diversos prêmios com o documentário Fênix: o voo de Davi - Foto: Montagem/NaTelinha

Documentário Fênix: o voo de Davi, com direção e roteiro de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone, tem chances de ser indicado ao Oscar. A produção original do Globoplay em parceria com a GloboNews foi selecionada para o Reel Sisters Of the Diaspora Film Festival & Lecture Series 2023, festival ligado à Universidade de Long Island, em Nova York, e qualificador ao maior prêmio da sétima arte.

O jornalista Vinícius Dônola está animado com a possibilidade de seu projeto ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário no próximo ano ou 2025. Ele contou ao NaTelinha que tem grandes expectativas e que está surpreso com que está acontecendo.

+ Diretora comercial do SBT promete surpresas para 2024: “programação, casting e digital” 

Zapping Brasil terá canal e direitos exclusivos de esporte para disputar com Claro TV e DGO

“Eu tinha certeza de que iríamos voar alto nas asas da Fênix, mas era inimaginável pensar que o documentário seria selecionado para um festival qualificador ao Oscar”, comemorou.

O jornalista contou à reportagem que, na próxima segunda-feira (06), irá à Universidade de Long Island para entender como essa conquista abre portas na academia americana de cinema.

Na última semana, os organizadores do Reel Sisters Of the Diaspora Film Festival & Lecture Series 2023 enviaram um e-mail para a equipe de Fênix: o voo de Davi, que se tornou motivo de comemoração: “Nós esperamos que o filme ganhe audiência global por merecimento”.

Em Fênix: o voo de Davi, narra a história inspiradora de Davi Lopes, um luthier que também é bombeiro. Ele foi um dos que combateram o incêndio do Museu Nacional do Rio, e decidiu aproveitar os restos de madeira que sobraram do museu para construir instrumentos musicais. Sua arte e seu amor são frutos da resiliência e da criatividade diante da grande tragédia que destruiu móveis e vigas que guardavam a memória do Brasil.

Fênix: o voo de Davi ganhou diversos prêmio internacionais

O documentário está disponível para assinantes do Globoplay, tem duração de 1h14 e já ganhou 24 prêmios internacionais, dentre ele, Melhor documentário internacional no Williamsburg International Film & Music Competition (Nova York); documentário mais inspirador no Vegas Movie Awards (Las Vegas); melhor documentário no Berlin International Art Film Festival (Alemanha); melhor documentário no Sound on Screen Music Film Festival (África do Sul); melhor documentário no Calcutta International Cult Film Festival (Índia).

Fênix também foi selecionado para outros festivais de peso, como o International New York Film Festival (Nova York), o Festival International Signes de Nuit (Paris, França), o History, Arts and Sciences International Doc Fest (Atenas, Grécia) e o Los Angeles Lift-Off Film Festival (Los Angeles).

Confira a reportagem do Fantástico sobre o documentário Fênix: o voo de Davi:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado