Coluna do Sandro

SBT compra software high-tech para criar estúdios virtuais em 3D

Canal destina investimentos para o ambiente digital e quer marcar presença no mercado


Cena de um estúdio de TV virtual criado pelo soltware Aximmetry
SBT investe em programa que cria cenários virtuais com interação - Foto/Montagem/Reprodução
Por Sandro Nascimento

Publicado em 29/01/2023 às 08:00,
atualizado em 29/01/2023 às 11:01

O SBT comprou o software Aximmetry, que permite criar ambientes de estúdios virtuais 3D, em alta definição, com interatividade e realidade aumentada. A compra faz parte de uma série de investimentos que a emissora paulista pretende realizar para uso de novas tecnologias na produção de conteúdo. Ao NaTelinha, Roberto Rosenthal Grosman, diretor de transformação digital do SBT, conta que, além dos programas na grade, pretender usar a novidade em outros setores do canal.

A reportagem apurou que profissionais do SBT estão fazendo curso para utilizar o software que foi criado na Hungria e que revolucionou o mercado audiovisual.  Atualmente, Globo e Record utilizam dessa tecnologia para produzir os cenários virtuais do Fantástico e Domingo Espetacular.

“Nós continuamos, e faremos cada vez mais, o uso de novas tecnologias e ferramentas para produção de conteúdo. O Aximmetry nos possibilitou a criação mais rápida de cenários virtuais e o aprendizado que isso traz para a equipe. Já estamos utilizando no (SBT) Sports, jornalismo e pretendemos usar em outras áreas como games, por exemplo”, explica Grosman.

Sobre os próximos investimentos da emissora para o digital, o diretor garante que “continuará acelerando. Acreditamos que o caminho da comunicação abrange cada vez mais canais e formatos e isso é fundamental para o crescimento do SBT”.

E completa: “Já temos muito sucesso com nosso conteúdo no YouTube e no nosso canal de Vídeos. Nossos games casuais também são um sucesso de público. O crescimento virá do reforço nessas áreas assim como em novas propriedades e formatos, como Podcasts, Apps, Lives, etc.”.

SBT nas plataformas digitais

SBT compra software high-tech para criar estúdios virtuais em 3D

No YouTube, o SBT possui 32 canais, sendo que quatro são abastecidos com conteúdos criados com exclusividade para a plataforma, são eles: TV ZYN, SBT Games, SBT Sports e SBT News. A emissora também possui o SBT Vídeos, plataforma gratuita de streaming que se baseia no modelo AVOD (ad-based video on demand). O app de mídia do Grupo Silvio Santos deverá ganhar novos investimentos nos próximos meses.

“O SBT continuará investindo em novos canais, meios e formatos. O SBT Vídeos certamente é parte importante dessa estratégia. As SmartTVs estão crescendo e certamente está nos nossos planos.”

Roberto Rosenthal Grosman

Ao ser questionado sobre qual posição o SBT quer ocupar no mercado com os investimentos na área digital, o diretor explica: “Nós queremos ter uma posição no mercado tão relevante quanto historicamente ocupamos na televisão”.

E encerra: “O SBT sempre se conectou com as novas gerações - seja através das novelas ou dos programas de auditório - e hoje esse caminho está cada vez mais relacionado aos canais digitais e à integração dos meios. Nós seremos um player importante nesse mercado também”.

Confira as possibilidades do software Aximmetry:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado