Exclusivo

Caso não escreva novela que parou na Justiça, Aguinaldo Silva pode migrar para as 23h


aguinaldosilvauator_f938c0c041fb5579abb74c63c59e5fe6f4f1e690.jpeg
Divulgação

Uma reviravolta. Para não perder a fila das 21h, Aguinaldo Silva está sendo convencido pela diretoria da Globo a escrever a novela "O Sétimo Guardião", que tem sua sinopse envolvida em uma polêmica por direitos autorais. Caso decida em não produzir a trama, o autor deverá escrever uma supersérie nas faixa das 23h.

De acordo com as informações exclusivas obtidas pelo NaTelinha, "Enquanto Seu Lobo Não Vem", sinopse desenvolvida por Silva como alternativa ao "O Sétimo Guardião", não foi aprovada.

Porém, para não fica fora da grade por um longo período, a Globo deu duas opções para o autor: escrever a história dos guardiões, que tem sua coautoria requerida pelo escritor Silvio Cerceau, ex-aluno do curso de roteiristas, e assim, permanecer no horário das nove, ou desenvolver um projeto para a faixa das 23h, no formato de supersérie, baseado em diversos romances do novelista, que tem sua trama central o mistério em torno de uma série de assassinatos ocorridos dentro de uma república.

Caso decida escrever o projeto da supersérie, será a primeira vez na carreira que Aguinaldo Silva produziria uma história fora do principal horário de novelas da emissora carioca.

O caso parou na Justiça

Desde o dia 23 de novembro, aberto por Aguinaldo Silva contra seu ex-aluno, Silvio Cerceau, toda a polêmica em torno da sinopse de O Sétimo Guardião" foi parar na justiça com o nº 026617324-2017.89.0001.

A primeira audiência de conciliação acontece no dia 07 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

Adiamento

Antes do imbróglio sobre os direitos autorais de "O Sétimo Guardião" se tornarem pública, a novela estava prevista para entrar no ar após "O Outro Lado do Paraíso", em abril de 2018, porém, em julho, a trama foi adiada. Oficialmente, a Globo alegou que a direção e equipe técnica da trama seriam as mesmas de "A Força do Querer", e por isso, teriam que emendar dois trabalhos. Para dar férias aos profissionais, decidiu-se antecipar a obra de João Emanuel Carneiro em seu lugar.

"Enquanto Seu Lobo Não Vem"

Em outubro, indicando o cancelamento da trama, a Globo emitiu o seguinte comunicado: "Aguinaldo Silva avisou à Globo que, ao começar o desenvolvimento de 'O Sétimo Guardião', viu novas possibilidades de história e se encantou por um caminho totalmente novo. A Globo topou, manteve a previsão de estreia da novela, depois de João Emanoel, e te deu um prazo até dezembro para a entrega dessa nova proposta de texto. O autor está viajando para Portugal".

Esse novo caminho dito pela Globo, foi a sinopse de "Enquanto Seu Lobo Não Vem", que não foi aprovada.

O início da polêmica

Todo o imbróglio jurídico sobre a novela "O Sétimo Guardião" teve seu início no dia 31 de maio, após reportagem exclusiva do NaTelinha.

Com o título "Nova novela de Aguinaldo Silva se vê envolvida em polêmica de direitos autorais", a matéria relatava todo o problema em torno da sinopse da trama e sua possível concepção durante o curso de roteiristas ministrado por Aguinaldo Silva em 2015 com seus 26 alunos.

Na época, procurado pela reportagem, o assessor de Aguinaldo Silva, Francisco Patrício, falou sobre o caso: "Primeiro, os caras receberam o dinheiro (valor da matrícula de R$ 4 mil + juros), ninguém pagou nada para estar na Master Class, eles receberam o dinheiro todo. Se alguém está insatisfeito, se tem um cara que está insatisfeito, vai na Justiça e processa, não tem que ficar enchendo o saco. Se entre 20 e poucas pessoas tem uma insatisfeita, assuma que está insatisfeita, não fale em nome do grupo e vai na Justiça e entra.

Uma pessoa como Aguinaldo não tem nada a declarar pelo histórico dele. Aguinaldo precisa de alguém para escrever pra ele? Vou te dar um exemplo, as maiores novelas de Aguinaldo não tinha nenhuma relação com isso. 'Império' não nasceu nem existia. Tem algum oportunista medíocre que quer se aproveitar, entra na Justiça e corra atrás dos seus direitos. Quem tem que apurar é a Justiça. O objetivo da Master Class é ensinar as pessoas, escrever uma novela e é feito um exercício. Esse exercício foi aproveitado? Foi. Mas isso é um esboço, uma ideia e quem deu a ideia foi o Aguinaldo ainda".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado