Exclusivo

Confira o Top 5 de programas da TV que mais influenciaram a web em 2017

Levantamento foi realizado por agência à pedido do NaTelinha


aforcadoquererfinal_738b340e8ef9a1d99be3638082c2b83266b20aa6.jpeg
"A Força do Querer" foi o programa mais comentado em 2017

Uma pesquisa realizado pela agência de marketing de influenciadores e desenvolvimento de conteúdo digital, TubeLab, revela, à pedido da coluna, quais foram os programas da TV brasileira que mais influenciaram as redes sociais em 2017, ou seja, os campeões de audiência da internet no ano.

O resultado revela que em primeiro lugar ficou a "A Força do Querer", escrita por Glória Perez na Globo.

O levantamento cruza a audiência on e off dos programas da Record TV, SBT, Globo e Band, com o share online sobre o tema. A posição no ranking segue de acordo com números de vezes que o programa atingiu o pico de 17% de tudo que era comentado nas redes sociais durante sua exibição na TV ao longo de 2017. Nenhuma outra atração ultrapassou essa porcentagem nas redes sociais.

Confira o ranking dos campeões de audiência na internet:

1º lugar - A Força do Querer - Globo

2º lugar - MasterChef - Band

3º lugar - Eliana - SBT

4º lugar - The Noite - SBT

5º lugar - Programa do Porchat - Record TV

"O importante é perceber o quanto os assuntos estão interligados. Novela é uma coisa que todo dia tem um caso quente, e como ela tem um engajamento offline alto, muita gente vendo e só, quando teve momentos que as pessoas podiam discutir tudo que estava acontecendo, estourou, o engajamento dela é maior mesmo, todo dia tinha coisa pra comentar", explica Danilo Strano, diretor de planejamento da TubeLab.

Confira o Top 5 de programas da TV que mais influenciaram a web em 2017

Segundo o executivo, o "MasterChef" já possui um engajamento estimulado pela Band, através de desafios. Como exemplo: liberar conteúdo após um determinado número de comentários. Além disso, o reality culinário sempre tem histórias diferentes que também estimulam as discussões online.

Em terceiro lugar no levantamento, e o único programa de auditório da lista, está "Eliana", do SBT. "Por que mais engaja? Porque ela leva personalidades online, por isso sempre têm muita gente na internet falando do programa dela", diz Strano.

Ainda de acordo com as explicações do diretor de planejamento da TubeLab, o "The Noite" e o "Programa do Porchat", quarto e quinto lugares respectivamente na pesquisa, têm uma característica similar: estão num horário da internet que a disputa já não é mais tão alta, depois da meia-noite. "Nessa faixa já não existe uma hard news acontecendo, por isso, essas atrações se tornam pauta para discussão na internet, porque são pautas únicas, e por consequência, engajam tanto", comenta.

Confira o Top 5 de programas da TV que mais influenciaram a web em 2017

Os realities "A Fazenda", da Record TV, e "Big Brother Brasil", da Globo, também são campeões de engajamento nas redes, mas não entraram no ranking por serem atrações sazonais, diferente de "MasterChef", que contou com duas versões pegando a maior parte do ano.

Vale destacar que existem programas que possuem alta audiência na televisão, mas seu engajamento na internet é escasso. Os motivos podem ser diversos, como exemplo, podem ser citados as atrações de auditório: "Gugu", "Programa Silvio Santos" e "Domingo Show". Danilo Strano explica que não conseguem pautar o online devido ao seu segmento, por compor uma audiência mais velha, com mais de 40 e 50 anos e humildes, que têm menos acesso à internet.

Outro exemplo de audiência alta e baixo engajamento é o "Jornal Nacional", da Globo, e o "Jogo Aberto", da Band.

"Normalmente a notícia do 'Jornal Nacional' já foi, né? Os assuntos já estão em pauta há muito tempo. Só quando o telejornal consegue dar exclusivas, mas é raro. Tanto que a Globo nem estimula a hashtag 'JN'. E o 'Jogo Aberto', embora tenha uma boa audiência, é um horário que as pessoas não estão vendo TV na casa delas, tipo com um computador aberto e com um celular na mão para comentar. Normalmente estão almoçando num boteco ou num restaurante da empresa", pontua Danilo Strano.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado