Colunas

"Tamanho Família" prova que é possível entreter sem apelação gratuita

"Enfoque NT" analisa primeira temporada do dominical da Globo


tamanhofamilia-marciogarcia (2).jpg
Márcio Garcia comandou o "Tamanho Família" - Divulgação/TV Globo
Chegou ao fim neste domingo (9), a primeira temporada do game "Tamanho Família", comandado por Márcio Garcia na faixa das 13h.
 
Bastante alardeado pela Globo em 2016, a estreia da atração marcou a volta de Márcio aos programas de auditório após oito anos, quando deixou de comandar "O Melhor do Brasil", na Record, e voltou para o canal carioca com a promessa de ter justamente um programa aos domingos.
 
A promessa demorou para ser cumprida. O apresentador teve passagens por novelas, séries e especiais da casa, mas nunca escondeu que sua ambição era voltar aos palcos. 
 
"Tamanho Família" trouxe de volta o gênero dos games nas tardes de domingo, o que já estava em extinção, que em outros tempos era uma febre na televisão aberta.
 
Fernanda Gentil e Sandy ao lado de Márcio Garcia no último programa da temporada
 
Com uma disputa despretenciosa entre famílias, o programa de Garcia mostrou que é possível dar audiência (em torno dos 13 pontos na Grande São Paulo) sem apelar e sem descambar para o asssistencialismo barato, como seus concorrentes diretos, o "Domingo Legal", do SBT, e o "Domingo Show", da Record, vem fazendo sistematicamente. 
 
Claro que, no fim de cada edição, o "Tamanho Família" sempre teve uma homenagem dos próprios familiares aos artistas, mas tudo dentro de um contexto e nada gratuito, ao contrário dos concorrentes. Foi uma parte integrante da atração, jamais o foco. 
 
Márcio Garcia recebe homenagem da produção no último programa
 
O game ainda serviu para mostrar que Márcio Garcia não pode ficar tanto tempo fora do ar. Excelente condutor, bom entrevistador e bastante preciso na apresentação, o "Tamanho Família" foi, de longe, a melhor opção do horário nesses dois meses na TV aberta.
 
No último episódio, que foi gravado em 26 de julho, até Márcio Garcia recebeu uma homenagem de sua família, que se reuniu no palco. A disputa na ocasião foi entre Fernanda Gentil e Sandy, vencida pela família Gentil. 
 
Com provas variadas, bem elaboradas e por vezes até instrutivas, o "Tamanho Família" teve audiência pelo entretenimento descompromissado, o que fazia muita falta no horário.
 
Que venha uma segunda temporada. 
 
 
Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há 11 anos e assina a coluna Enfoque NT há cinco, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @tforatto
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado