Coluna do Sandro

Temos a nova grade do SBT aos domingos sem Eliana

Emissora deve anunciar em breve uma nova programação


Montagem com Celso Portiolli e Patricia Abravanel
Circo do Tirú seria uma opção nos domingos do SBT - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 12/04/2024 às 13:41,
atualizado em 12/04/2024 às 13:42

Desde que o SBT anunciou a saída de Eliana da emissora, após 15 anos, uma série de especulações sobre o futuro da programação dominical tomou conta das redes sociais. Oficialmente, o canal ainda não divulgou como será ajustada sua grade depois de junho e a apresentadora também não revelou seu próximo destino profissional. Na última semana, este colunista do NaTelinha visitou o SBT e, durante o encontro, sugeriu a profissionais influentes uma nova grade, que foi muito bem recebida.

A minha sugestão é que a nova grade dominical seja composta por: Circo do Tirú, Domingo Legal, Roda a Roda e o Programa Silvio Santos. Para acomodar os horários, Celso Portiolli e Patricia Abravanel ampliariam seu tempo no ar.

Encontro de Bethânia e Caetano no Caldeirão com Mion virou um chororô chato na Globo

Xuxa fora do ar é injustiça que a TV precisa corrigir

Essa nova programação apresenta três vantagens: corrigiria um erro estratégico ao posicionar o Circo do Tirú aos sábados na faixa das 18h, competindo com programas como Brasil Urgente, Cidade Alerta e a novela da Globo. A atração do SBT fica em desvantagem nessa faixa horária se ocorrerem eventos importantes no noticiário do dia. É bom produto no horário errado.

A segunda vantagem é não ter aumento de custo porque dispensa de uma nova contratação para os domingos, promovendo Celso Portiolli a uma parte do horário nobre. Atualmente, ele é um dos apresentadores mais prestigiados na televisão e possui o DNA do SBT.

Outro ponto é que o Circo do Tirú, de Tirullipa, tem sido bem avaliado e é um produto que reúne a família em frente à tela, possuindo todas as características para conquistar o mesmo público que acompanha o Passa ou Repassa no início das tardes de domingo.

Circo aos domingos foi sucesso na Record 

Na história da televisão essa estratégia já foi testada. No período de 1955 a 1971, a Record destinava essa faixa horária ao Circo do Arrelia, programa que alcançava elevados índices de audiência. A atração trazia o circo para dentro da TV. O personagem do palhaço, interpretado por Waldemar Seyssel (1905 - 2005), que imortalizou a marcha “Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai?”, contava com a grande admiração de Silvio Santos e competia pela audiência com o homem sorriso.

Em 1987, durante uma homenagem recebida por Waldemar Seyssel, Silvio Santos revelou: “Quando eu comecei, eu também dizia que, infelizmente, tinha como adversário um artista que era imbatível. No domingo, quando eu comecei meu programa, o público trocava de canal e só o assistia. Depois, ele foi ficando mais velho e resolveu deixar a televisão. E quando ele deixou a televisão, falando francamente, eu dei graças a Deus. Ele abriu um espaço para mim. Ele era a alegria da garotada e dos adultos”.

Posteriormente, no período entre 1998 e 2010, a Globo transmitiu o programa A Turma do Didi no horário do meio-dia. A atração desfrutava de sucesso de audiência e também recorria ao humor circense como estratégia para captar a atenção do público e elevar os índices do Ibope.

Temos a nova grade do SBT aos domingos sem Eliana

Por fim, a transferência do Circo do Tirú para os domingos liberaria espaço aos sábados para uma edição do Tá na Hora. Isso corrigiria outro problema: o SBT não possui um programa ao vivo nesse dia capaz de realizar cobertura especial para eventos importantes no noticiário.

Com a nova edição do Tá na Hora no fim de semana, a emissora poderia oferecer oportunidades para talentos do jornalismo assumirem o comando do programa. Além disso, poderia até começar mais cedo no dia. Não faz sentido o SBT disputar com Datena durante a semana e desistir da briga no sábado.

Se a grade vai vingar, ninguém sabe. Mas essa foi minha contribuição e que passou a ser avaliada entre profissionais com poder de decisão no SBT.

Assista Silvio Santos falando sobre o Circo do Arrelia:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado