Colunas

"A Grande Família" chega ao fim na hora certa

Enfoque NT


agrandefamilia2014.jpg
Divulgação/TV Globo

Pensei que esse dia tardaria mais em chegar, e que o final de “A Grande Família” estava longe de acontecer. O seriado que começou em 2001 logo depois do “Linha Direta” sempre fez sucesso e diante do potencial, rapidamente a Globo inverteu seu horário com o do policialesco, na época comandado por Marcelo Rezende.

Na sequência da novela, “A Grande Família” conseguiu render mais, chegando com facilidade aos 40 pontos quando a trama ajudava. A série sempre foi um dos pontos altos da linha de shows da Globo, daqueles produtos que compreendem o horário pós-novela das 21h. E não é difícil entender a razão.

Uma fórmula universal, envolvendo famílias e conflitos comuns dentro delas, foi um dos fatores que fizeram com que o produto ganhasse tanta popularidade e longevidade. Afinal, qual outro seriado é tão longevo quanto “A Grande Família” na Globo? Nenhum. A ordem agora é produzir mais com uma rotatividade maior.


Enumerar os motivos do sucesso seria dizer mais do mesmo, mas considero que "A Grande Família" está terminando na hora certa, já que desde 2012 ela não é mais a mesma, ganhando contornos dramáticos e modificando alguns personagens. Está saindo na hora que tem que sair. É bom sair “por cima” com o sentimento de que vai fazer falta.

Se a série se prolongasse ainda mais, sua espinha dorsal, que já fora alterada uma vez, poderia acelerar esse processo de transformação, fazendo com que a comédia, que reinava até então, fosse perdendo força. Ou ainda, que simplesmente perdesse a graça e tudo aquilo perdesse o sentido.

Vide o “Casseta & Planeta” que foi um grande sucesso na década de 1990 e início dos anos 2000, um programa extremamente bem visto pelo público e crítica, mas durou além do necessário, e com um agravante: retornando dois anos após seu término em curta temporada. Completamente desnecessário.


Converse com o colunista: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado