Colunas

Enfoque NT: O horário das 21h é morto para as emissoras off-Globo?


29994ee7d1dd023e50073cb172de0385.jpg
"Amor à Vida" vem alcançando boa audiência na faixa das 21h da Globo atualmente - Divulgação

Não é de hoje, mas há muito tempo as concorrentes da Globo deixaram de investir na faixa das 21h por dar murro em ponta de faca ou fazer investimentos maciços em vão. Todo e qualquer produto colocado naquele horário e disputando com a novela global não rende o que poderia render em outro, e muitas vezes, o projeto acaba sendo mal sucedido.

Atualmente, a RedeTV! exibe teleculto às 21h30 e a Bandeirantes já usufrui do dinheiro do R.R. Soares há mais tempo, das 20h30 às 21h30, minando completamente qualquer possibilidade de fazer concorrência com quer que seja.

A Record, por sua vez, exibe “CSI”, que tem se mantido na casa dos 5 pontos. O SBT já se deu bem no horário recentemente com “Sobrenatural” e há alguns anos, mais precisamente em 2005, com a reprise da novela “Xica da Silva”, onde registrava excelentes índices no horário das 21h. Olhando mais pra trás, a “Casa dos Artistas” dava uma audiência respeitosa, entre 20 e 25 pontos contra a novela da Globo. Se fosse às 22h naquela época, certamente daria quase 40 todos os dias.

Hoje, a rede de Silvio Santos aposta na reprise da novela mexicana “Rebelde”, que fez relativo sucesso de audiência (se não fosse as constantes mudanças de horário, iria melhor) entre 2005 e 2006.

Mas, o cenário é claro: de completo abandono. A RedeTV! e a Band abdicaram dessa faixa, por acharem que outro produto daria a mesma coisa. E entre dar a mesma coisa gastando ou com um pastor pregando, porém com rios de dinheiro entrando no caixa, elas escolheram pela segunda opção.

A Record e o SBT já ousaram um pouco mais. A segunda, colocou o produto de maior sucesso de sua história (a “Casa 1”) contra a novela, tentando bater de frente.

Essa falta de investimento que se vê atualmente por parte das redes no horário das 21h só abre caminho para que a Globo continue reinando com suas tramas, seja ela qual for. É muita falta de opção. O telespectador, por vezes, se sente encurralado. Sorte de quem televisão por assinatura.
 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado