Colunas

Enfoque NT: Qual emissora aberta tem a melhor transmissão esportiva?


45579160f9284f6a6d86aed8efc45127.jpg
Neto e suas polêmicas se destacam na Band

Chega o final de semana, e não tem jeito, grande parte da população brasileira assiste às partidas de futebol na televisão aberta. Só temos duas opções atualmente, a Globo e a Band.

A Globo sempre primou pela qualidade da transmissão e em ter pessoas na sua equipe que não fujam do seu “padrão” e não comentem nada além das quatro linhas. Essa é a filosofia de anos.

No canal do Morumbi, por sua vez, a preferência é outra. Comentaristas mais despojados dão seus pitacos e conquistam o ódio (ou não) dos torcedores, como Neto, que comanda o programa “Os Donos da Bola” e destila suas informações, muitas vezes furadas. Ele, que foi ídolo do Corinthians, não é unanimidade nem mesmo entre sua torcida.

Dois lados

A Band permite maior liberdade ao comentarista, ao de emitir opinião e também no que se refere a sotaques. Neto é o maior exemplo disso. O “caipirês” jamais seria aceito na Globo, que prefere o tom “engomadinho”.

Falando nele...

Como sempre polêmico, Neto deu um tapa em Ronaldo durante a edição da última quinta-feira (17) de “Os Donos da Bola”. Confira:



Já em uma transmissão do último domingo (13), o apresentador e comentarista supostamente teria gritado um palavrão, quando o goleiro Cássio, do Corinthians, defendeu cobrança de pênalti de Rogério Ceni, do São Paulo. Acompanhe:



Amado e odiado. Mas tudo isso é fruto de sua personalidade forte, por não buscar agradar ninguém. É uma qualidade. Mas, indiscutivelmente, solta cada bobagem e pérolas...

Mesa redonda

Falta uma mesa redonda na Globo. No próximo ano, em virtude da Copa do Mundo, o “Central da Copa” deve retornar e ocupar essa lacuna.

Transmissão

Os mais antigos preferem ligar o rádio e ouvir lá a narração, apenas com a TV ligada.

Faz falta

Podem falar o que quiser, mas Galvão Bueno continua sendo o maior narrador esportivo da televisão brasileira. Criticado até injustamente, Galvão, ao meu ver, é o único que consegue colocar uma emoção ímpar na garganta.

Hoje, ficou apenas em alguns eventos como a Fórmula 1 e as partidas da seleção brasileira.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado