Colunas

Enfoque NT: Público infantil está cada vez mais esquecido na TV aberta

Semana da criança não conta com grandes atrações


15978e2564af7b0c9e71cef8c1126234.jpg
Reprodução

Há algum tempo (e não faz muito), algumas televisões tratavam melhor o público infantil. A Globo, por exemplo, realizava especiais na “Sessão da Tarde” com a semana da criança e programava longas-metragens especialmente pra esse público.

Atualmente, a emissora carioca extinguiu 100% da sua programação infantil nas manhãs diárias, se restringindo apenas aos sábados com a “TV Globinho”. No próximo sábado (12), contudo, haverá uma edição especial do “Som Brasil” com músicas infantis.

O SBT já chegou a fazer “feriadões” especiais, também tinha uma semana diferenciada de filmes, principalmente no extinto “Cinema em Casa”, e hoje, embora exista muito investimento nessa área, na semana da criança não há nada substancialmente atrativo. Nenhum especial que chame atenção ou algo do gênero.

A Record, que já teve Eliana em suas tardes e manhãs e mais recentemente o Pica-Pau batendo ponto por todos os cantos da grade de programação, hoje já não faz grandes esforços pra fisgar esse público. Seu conteúdo é mais adulto e é mais concentrado na dramaturgia e jornalismo.

Em relação às demais emissoras, houve pequenos investimentos nesse nicho, que hoje está tão à mercê.

Criança hoje, adulto amanhã

Investir nesse segmento é importante. Esquecê-lo, um erro. Ter uma programação que consiga agregar todos os públicos, inclusive o infantil, é fundamental. É fidelizar. Coisa que o SBT faz muito bem. O grande erro é não conseguir montar uma programação para adultos tão atrativa como para crianças. Sem esquecer, é claro, do absoluto marasmo que tomou conta do “Bom Dia & Cia”, principal infantil da casa. Mas, isso vem de uns tempos pra cá e ainda pode ser corrigido.

Conteúdo não falta

Enquanto o SBT se apoia no seu material da Warner Bros, a Globo tem a sua disposição o rico acervo da Disney. Mas não o utiliza. O que é uma pena.

 

Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado