Colunas

O Observador: UFC se chamará "Vale a Pena Ver de Novo", é isso?


img20120708163326.jpg
Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC UFC/Divulgação
Em toda e qualquer situação, chega num momento em que é possível detectar que o limite chegou. A Globo cometeu mais uma vez o erro de exibir a luta principal do UFC com atraso de 30 minutos e enganar o telespectador dizendo que estava ao vivo. 
 
O fato, que aconteceu no duelo deste sábado (07), entre Anderson Silva e Chael Sonnen, já havia ocorrido há pouco mais de um mês, na luta de Júnior Cigano.
 
O narrador Galvão Bueno voltou do intervalo com a frase: “voltamos ao vivo”. Principalmente por não ser um fato novo, fica escancarado que o apresentador, senão a própria emissora, agiu de má fé. Quis enganar seu telespectador. Em comunicado, a TV Globo avisou que a luta seria exibida com 30 minutos de atraso, mas para uma parcela de mínima de telespectadores. A grande maioria do público estava sendo mesmo enganada.
 
Por força de contrato, o canal da família Marinho não pode exibir ao vivo qualquer luta do UFC que acontecer no exterior, como a de ontem, que foi em Las Vegas, EUA. Assim, transmite com atraso. Isso não está em discussão. O detalhe é agir com intenção de – quando não sutilmente, escancaradamente – sugerir à grande massa de pessoas que a luta está acontecendo naquele instante.
 
Nas redes sociais, sobraram piadas a respeito disso. Pessoas dizendo que Anderson Silva voltará pra o Brasil neste domingo e dará tempo de assistir a própria luta; que o Corinthians já venceu o Campeonato Mundial de Clubes, mas a Globo só o exibirá em dezembro; que a Globo poderia mudar o nome do UFC para “Vale a Pena Ver de Novo” e uma infinidade de piadas. Tão engraçadas quanto a piada da Globo.
 
A internet se transformou numa poderosa arma de alguns telespectadores contra emissoras de TV e rádio. Mas ainda falta muita coisa.
 
Faltou sinceridade do narrador para dizer que a luta já havia se encerrado, talvez. Entretanto, o que mais falta, de verdade, é um concorrente a altura na TV aberta. O povo precisa disso. E já mostrou que quer.
 
 
Breno Cunha escreve sobre mídia e televisão há quatro anos, passou por vários sites, onde sempre foi conhecido por grandes discussões provocadas por suas críticas. Agora ele está no NaTelinha. Twitter: @cunhabreno
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado