Coluna do Sandro

“Faustão na Band” irritou Globo após flerte com anunciantes milionários

A emissora decidiu encerrar o Domingão do Faustão sem o direito despedida de Fausto Silva


Faustão segurando o microfone durante seu programa na Globo
Fausto Silva tem forte prestígio no mercado publicitário - Foto: Reprodução/Globo
Por Sandro Nascimento

Publicado em 25/06/2021 às 04:00,
atualizado em 15/07/2021 às 11:16

A direção da Globo antecipou o fim do Domingão do Faustão em seis meses, após ser informada que grandes anunciantes da grade estavam sendo contactados para patrocinarem o novo programa de Fausto Silva na Band, previsto para 2022. O clima, que já não era dos mais amistosos entre a emissora e o apresentador, acabou azedando de vez. Em abril, Faustão anunciou que tinha acertado com a Band mesmo tendo seu contrato em vigência até dezembro com a Globo. A informação pegou de surpresa a alta cúpula da rede, além de ter gerado um forte desconforto interno.

O NaTelinha apurou que publicitários próximos da Globo contaram aos executivos da emissora que empresas que anunciam no Domingão, e investem milhões no canal, estariam conversando para terem suas marcas expostas no novo programa da Band. A informação seria o estopim para os executivos da TV encerrarem, em junho, o tradicional dominical de Faustão que estava no ar há 32 anos.

Por seu retorno em vendas, o apresentador possui grande prestígio no mercado publicitário e sua atração tinha o maior faturamento da área do entretenimento da Globo. Com malas prontas para a Band, a direção entendeu que tinha um forte concorrente comercial dentro da própria emissora.

 “Por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa, e juntos decidiram formalizar o distrato”, comunicou a Globo à imprensa no último dia 17.

Conforme o NaTelinha antecipou com exclusividade, a Globo já estava insatisfeita em manter Faustão no ar até dezembro e fazer uma espécie de “esquenta” para sua estreia na Band. Nos bastidores, acreditava-se que o apresentador poderia surgir na tela da nova emissora no domingo posterior a última edição do Domingão no canal.

Em janeiro, Globo comunicou que Faustão não iria renovar seu contrato que vence em dezembro. Em nota, a canal afirmou que apresentador decidiu "encerrar sua jornada à frente de programas semanais". E completou: “Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu".

Band quer Faustão ainda em 2021, mas Globo pode atrapalhar

A Globo já tinha decidido que no novo desenho de grade para 2022, o apresentador não estava dentro dos projetos para o domingo. E ofertou a Faustão um programa na linha de shows durante a semana com um reajuste para baixo do seu salário. O apresentador não aceitou a proposta e optou em não renovar.

Em abril, faltando ainda oito meses para o fim do seu contrato, Faustão anunciou que tinha acertado seu retorno à Band. Em conversa com um executivo da emissora, a reportagem apurou que a avaliação interna foi de uma atitude “precoce e movida pela emoção”.

O NaTelinha apurou que dentro do Grupo Bandeirantes há o interesse de antecipar a estreia de Faustão ainda para 2021. Porém, existe um temor que a Globo possa atrapalhar juridicamente o retorno do apresentador na tela do canal. A rescisão de contrato entre a Globo e Fausto Silva ainda não foi assinado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado