Decisão

Globo demite diretor após acusações de racismo

Vinícius Coimbra foi desligado do canal após apuração sobre bastidores do Nos Tempos do Imperador

Globo demite diretor após acusações de racismo - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 11/03/2022 às 20:30:00,
atualizado em 11/03/2022 às 20:35:55

A Globo decidiu demitir Vinícius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos Imperador, nesta semana. O profissional vinha sendo acusado de racismo por parte de atores e equipe da novela, que contava parte da história dos negros escravizados no Brasil. Apesar disso, Vinícius afirma que o motivo de seu desligamento foi assédio moral, segundo o Notícias da TV. Coimbra comentou sobre a decisão da emissora.

"Fui comunicado do meu desligamento da Globo por assédio moral. Nas últimas semanas, muito foi dito a meu respeito. Por isso, agradeço àqueles que prezaram por uma apuração responsável dos fatos, sem atribuir a mim atitudes que não condizem com a minha índole ou que não são da minha competência", afirmou.

"Como homem branco, porém, reconheço minha responsabilidade por atitudes que reproduzem privilégios. Eu sinceramente não gostaria que isso tivesse acontecido e estou empenhado para que não se repita. Desculpei-me à época e me desculpo novamente. Reafirmo meu profundo respeito pelo elenco da novela. Quero poder contribuir para juntos repararmos esta situação e construirmos um futuro melhor", completou o diretor de Nos Tempos do Imperador.

VEJA TAMBÉM

Globo se posiciona sobre demissão de Vinícius Coimbra

Em nota, a Globo se pronunciou sobre o caso, sem detalhar muito o episódio, já que a emissora não comenta questões relacionadas a compliance (área da empresa responsável por fazer cumprir as normas legais e regulamentares da companhia). Vale lembrar que o canal fez operação de guerra para abafar caso de racismo em Nos Tempos do Imperador.

Confira na íntegra a resposta da Globo:

"Sobre a sua consulta e em relação a notícias recentes a respeito de denúncias envolvendo a novela 'Nos Tempos do Imperador', a Globo reitera que não expõe apurações de relatos recebidos por sua ouvidoria, em razão do sigilo garantido a todos os colaboradores em seu código de ética e que, por isso, não vai se manifestar sobre o assunto. Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas.

Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito. Em relação à novela 'Nos Tempos do Imperador', a empresa acredita que poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia. Nesse sentido, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoar nossos processos internos para tratar adequadamente esta e outras temáticas sensíveis, garantindo que sua abordagem contribua para o avanço no caminho da diversidade, preservando a sensibilidade do público e de nossos colaboradores.

Este processo contínuo em busca de oportunidades de melhoria é possível em virtude da crença da Globo no permanente diálogo e na criação de mecanismos para intensificá-lo, especialmente com seus colaboradores, que desde o ano passado estão engajados em treinamentos específicos sobre Diversidade e Inclusão e em grupos de afinidades de mulheres, negros e negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência para a promoção de ambientes cada vez mais inclusivos e representativos. Através de iniciativas como essas, conduzidas pela área de Diversidade e Inclusão, criada em 2020, e que fazem parte da ampla política de diversidade da empresa, a Globo avança e aperfeiçoa seus processos internos, atenta sempre para as legítimas demandas que se apresentam, sem perder o foco nos princípios que constituem a sua essência."



Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS