Exclusivo

Pesquisa inédita aponta qual quadro de Silvio Santos o público gostaria de volta no SBT

Consulta foi encomendada pelo NaTelinha ao Instituto ORBIS

Com início na TV Paulista, o Programa Silvio Santos está há 58 anos no ar- Foto: Divulgação/SBT
Por Sandro Nascimento

Publicado em 21/03/2021 às 07:30:56,
atualizado em 21/03/2021 às 15:33:58

Porta da Esperança (1984 -1996) é o quadro do Programa ilvio Santos que o público gostaria que retornasse à grade de programação do SBT. Este é o resultado de uma pesquisa inédita encomendada pelo NaTelinha ao Instituto ORBIS, realizada entre os dias 11 e 13 março. A atração teve a preferência de 30,6% dos entrevistados seguido pelo Qual é A Música (1976 - 2001), lembrado por 29,5%. Antes da pandemia, em dezembro de 2019, a emissora chegou a exibir um teaser anunciando a volta da Porta da Esperança, mas nunca confirmou a data para sua reestreia.

Foram entrevistadas 1041 pessoas em todo o estado de São Paulo, principal região para o mercado publicitário do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,4%, com 95% de confiabilidade. A amostragem foi realizada por telefone, via URA ativa, e coletadas de forma automática.

O objetivo foi descobrir a opinião da população referente à grade televisiva e a preferência dentre as atrações icônicas do apresentador Silvio Santos. Para consulta foram pré-definidos cinco quadros. Além da Porta da Esperança e Qual é a Música, estavam entre as opções: Show de Calouros (1977 - 1996), que chegou a 28,1%, Em Nome do Amor (1994 - 2000), com 6,7%, e o Boa Noite Cinderela (anos 70), citado por 5,1% do público.

VEJA TAMBÉM

Para o resultado, as regiões de São Paulo foram divididas de forma proporcional, segundo ultimo Censo IBGE, e foram consultados homens e mulheres de todas as idades. “Nesta pesquisa a ORBIS mergulhou em alguns programas da nossa televisão, pela primeira vez, para conhecer a opinião dos telespectadores. Em tempo de mudanças, descobre-se preferência, em oposição à métrica tradicional, focada em quantidade ou audiência”, explica Fausto Camunha, presidente do Instituto ORBIS de Pesquisa.

E completa: “É a primeira pesquisa desta ordem e realizada com inteligência artificial, justamente no momento que se fica mais em casa em razão da pandemia. Foram ouvidas 1041 pessoas em todo o Estado de São Paulo". Camunha, antes de assumir a presidência da ORBIS, teve passagens pelo Grupo Bandeirantes, Rádio Jovem Pan, Diário Popular, Folha da Tarde e TV Globo, onde foi diretor de redação do Jornal Nacional.

Embora tenha liderado no geral, o quadro Porta da Esperança não é o preferido entre o público masculino. 33,7% dos homens preferem o retorno do Show de Calouros na grade do SBT, contra 22,8% das mulheres. Além disso, com 34,3% o Porta da Esperança foi mais mencionado entre os paulistanos que ganham até R$ 1.045.

Confira o resultado completo da pesquisa:

Procurado pelo NaTelinha para comentar o resultado da pesquisa, o professor Fernando Morgado, membro da Academy of Television Arts & Science e biógrafo de Silvio Santos, destacou a importância da Porta da Esperança na história do tradicional programa dominical do SBT.

“Porta da Esperança foi, sem dúvida, um dos segmentos mais emblemáticos do Programa Silvio Santos. Durante alguns anos, travou uma forte disputa por audiência com Os Trapalhões. Muitos ainda lembram do bordão do Silvio ('Vamos abrir as portas da esperança!'), do tema musical e do ator que surgia no fim representando Jesus. Porta da Esperança surgiu em meados dos anos 1980, quando a economia brasileira passava por um período dificílimo”, explica.

E completa: “Muitas pessoas encaravam o programa como a única forma de realizarem seus sonhos. Não por acaso, a atração era recordista em recebimento de cartas. E é importante ressaltar o trabalho da produtora-chefe Terezinha. Era ela quem de fato conseguia realizar aquilo que as pessoas desejavam. O Silvio sempre falava dela no ar”.

No final de 2019, o SBT exibiu chamadas anunciando o retorno da Porta da Esperança para sua programação. "Se você está precisando de dinheiro para resolver uma situação, na sua casa ou na família, mande uma carta para o SBT e pode ser que seu problema seja resolvido. Vai voltar o programa Porta da Esperança", dizia o texto do vídeo, enquanto permanecia em destaque o endereço da emissora para envio da carta. Porém, o canal ainda não confirma uma data para reestreia. 

Confira a chamada sobre o retorno da Porta da Esperança no SBT:

Confira um trecho da Porta da Esperança:



TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS