Exclusivo

Pesquisa inédita aponta Rodrigo Faro como sucessor de Faustão na Globo

Pesquisa foi encomenda pelo NaTelinha ao Instituto ORBIS


Rodrigo Faro sorrido para foto, à esqueda, e Fausto Silva no Melhores do Ano da Globo, à direita, em montagem do NaTelinha
Rodrigo Faro liderou a preferência do público para sustituir Fausto Silva na Globo em 2022
Por Sandro Nascimento

Publicado em 18/03/2021 às 04:15,
atualizado em 18/03/2021 às 12:27

Rodrigo Faro foi escolhido pelo público como o apresentador sucessor de Faustão na grade dominical da Globo a partir de 2022. Este é o resultado de uma pesquisa inédita encomendada pelo NaTelinha ao Instituto ORBIS, realizada entre os dias 11 e 13 março. Faro atingiu 24,3% da preferência do público, sendo seguido de perto por Marcos Mion, que foi apontado por 23,9% dos telespectadores. Em terceiro lugar ficou Luciano Huck, com 20,7%.  A Globo anunciou que 2021 será o último ano do Domingão do Faustão e vem analisando projetos para substituir o apresentador na programação.

Foram entrevistadas 1041 pessoas em todo o estado de São Paulo, principal praça para o mercado publicitário do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,4%, com 95% de confiança. A amostragem foi realizada por telefone, via URA ativa, e coletadas de forma automática.

O objetivo foi descobrir a opinião da população referente à grade televisiva e a preferência de apresentadores no lugar de Fausto Silva com nomes pré-definidos. Além de Rodrigo Faro, Marcos Mion e Luciano Huck, estavam entre as opções os apresentadores Celso Portiolli e Márcio Garcia.

Para a resultado, as regiões de São Paulo foram divididas de forma proporcional, segundo ultimo Censo IBGE, e foram consultados homens e mulheres de todas as idades. “Nesta pesquisa a ORBIS mergulhou em alguns programas da nossa televisão, pela primeira vez, para conhecer a opinião dos telespectadores. Em tempo de mudanças, descobre-se preferência, em oposição à métrica tradicional, focada em quantidade ou audiência”, explica Fausto Camunha, presidente do Instituto ORBIS de Pesquisa

E completa: “É a primeira pesquisa desta ordem e realizada com inteligência artificial, justamente no momento que se fica mais em casa em razão da pandemia. Foram ouvidas 1041 pessoas em todo o Estado de São Paulo e é a primeira de uma série que o Instituto ORBIS pretende realizar". Camunha, antes de assumir a presidência da ORBIS, teve passagens pelo Grupo Bandeirantes, Rádio Jovem Pan, Diário Popular, Folha da Tarde e TV Globo, onde foi diretor de redação do Jornal Nacional.

Confira a pesquisa inédita que indicou a preferência de Rodrigo Faro no lugar de Faustão:

Pesquisa inédita aponta Rodrigo Faro como sucessor de Faustão na GloboPesquisa inédita aponta Rodrigo Faro como sucessor de Faustão na GloboPesquisa inédita aponta Rodrigo Faro como sucessor de Faustão na Globo

Embora não tenha liderado na amostragem geral da pesquisa, Marcos Mion ultrapassa Rodrigo Faro entre o público feminino, com renda de até um salário mínimo e nos mais ricos - acima de R$ 15 mil mensais -. Já Luciano Huck se destaca entre as pessoas acima de 66 anos.

Celso Portiolli tem seu melhor desempenho na pesquisa encomendada pelo NaTelinha entre as pessoas de maior poder aquisitivo, onde ficou em segundo lugar com 25,8% contra 28,7% de Mion. Ainda de acordo com o Instituto ORBIS, em todos os cenários Márcio Garcia permaneceu em último lugar na preferência para substituir Fausto Silva na grade de domingo da Globo.

Fausto Silva deixa a Globo em 2021

Em janeiro, o apresentador Fausto Silva, 70, decidiu não renovar seu contrato com a Globo e  deixará os domingos do canal após 32 anos. Com o fim do Domingão, a diretoria da emissora estuda um novo desenho de grade para 2022, e de acordo com fontes, uma das possibilidades seria o Fantástico ser antecedido pelo futebol. Nos bastidores, o nome de Luciano Huck vem ganhando a preferência para assumir um programa nas tardes da Globo com a saída de Silva.

Sobre o fim do Domingão do Faustão, a Globo soltou a seguinte nota à imprensa: “Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu. Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no Domingão do Faustão”.

E concluiu: “Para honrar esta história de sucesso, a Globo está determinada a fazer em 2021 a melhor temporada de todos os tempos do programa, com edições sensacionais do Dança dos Famosos e do Show dos Famosos. Ao longo dos próximos meses, a empresa vai reunir a sua comunidade criativa para definir qual dos projetos em discussão para o domingo é o mais adequado aos desafios de 2022 e a seu compromisso permanente com a inovação".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado