Publicado em 21/01/2024 às 12:14:13
A 2ª edição do Fórum Brasileiro de TV Aberta está prevista para acontecer em março e terá como tema o veto da publicidade infantil na televisão. Além disso, o evento iniciará as conversas para a criação da Lei Maurício de Sousa, que servirá para fomentar a produção audiovisual de produtos destinados a crianças e adolescentes. O evento ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo e contará com a presença de empresários, autoridades, jornalistas e executivos de TV.
O Fórum é uma iniciativa do NaTelinha e do jornalista James Ackel, em parceria com a Diretoria de Comunicação da Assembleia de SP, e será transmitido pelo YouTube. Em breve, será aberto o link de inscrição para quem quiser acompanhar o painel presencialmente no auditório.
+ Em Projeto de Lei, Kajuru pode ajudar TVs na volta da publicidade Infantil
+ Daniela Beyruti, do SBT, critica lei que veta publicidade infantil na TV: "Incoerente"
Após o sucesso da 1ª edição, que ocorreu em outubro do ano passado e tratou sobre o futuro da TV, desta vez o objetivo do evento será debater a atual lei que veta a publicidade infantil na televisão.
No mercado, existe um entendimento de que a regulamentação inibiu investimentos em programas destinados a esse público na TV aberta e que uma geração abandonou a plataforma e aderiu à internet para consumir entretenimento.
VEJA TAMBÉM
Outra proposta será a criação da lei Maurício de Sousa, em homenagem ao desenhista e criador da Turma da Mônica, que teria como objetivo criar mecanismos de patrocínio para produção infantil, tendo como referência a Lei Rouanet. A intenção é que emissoras de TV e produtoras possam captar patrocínios, através de incentivos fiscais, para programas exibidos na TV linear.
“Enquanto se discute a manutenção ou não da atual lei que veta publicidade infantil na TV, a proposta da lei Maurício de Sousa é agilizar o processo para que as crianças e as emissoras não sejam mais penalizadas do que já são. Sem programas infantis na TV aberta, crianças estão consumindo conteúdos duvidosos nas redes sociais e reproduzindo músicas com palavrões e de cunho sexual. A garotada nunca esteve tão exposta. A lei que se diz para proteger as crianças fracassou”, diz o jornalista Sandro Nascimento, diretor de conteúdo do site NaTelinha.
“Homenagear o renomado Maurício de Sousa nessa lei é o reconhecimento da sua importância no universo infantil. Toda criança, após aprender a ler na escola, entra no mundo da leitura como entretenimento através de um gibi da Turma da Mônica”, explica Fabrício Falcheti, CEO e fundador do NaTelinha.
O jornalista James Ackel, idealizador do evento, também se posiciona sobre o assunto: “A criação da Lei de Mauricio de Souza é uma boa proposta para os dias de hoje e que precisamos contar com o congresso para sua aprovação".
Como funciona a Lei Rouanet? Criada em 1991, a Lei Federal de Incentivo à Cultura opera por meio de renúncia fiscal de empresas que destinam parte de seus impostos para o fomento da cultura. Desse modo, elas deduzem até 4% do Imposto de Renda da próxima declaração.
No dia 30 de outubro de 2023, aconteceu em São Paulo o 1º Fórum Brasileiro de TV Aberta, promovido pelo NaTelinha e idealizado pelo jornalista James Ackel.
O evento contou com a participação de prestigiados profissionais de mídia: Nilton Travesso, Reinaldo Gottino, Alberto Luchetti, Caio Luiz de Carvalho, Antônio Zimmerle, Lauro Cesar Muniz, JP Vallone, Fernando Mauro, Hermano Henning, Marcus Montenegro e Mônica Pimentel.
Por cerca de duas horas, eles expuseram suas perspectivas sobre o mercado televisivo e os desafios do futuro da plataforma.
Assista ao vídeo:
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Finalização do negócio
Campeões de todas as telas
Descontos agressivos
Recorde
Thereza Falcão
Novos ares
De olho
Mudanças
Reflexão
MDA
Mais opções
Em alta
Congresso
Indignação
Plataformas de emissoras
Project Kuiper
Estratégia de mercado
Novidade
Melhores do Ano NT
Vale o Escrito