Exclusivo

Diretor de TV afirma que restrição na publicidade infantil não funcionou e afastou investimentos

Bruno Zanoni é diretor de Programação & Aquisição do Grupo Stenna, que gerencia o canal ZooMoo Kids


Montagem com a foto do diretor Bruno Zanoni e a logotipo do ZooMoo Kids
ZooMoo Kids faz parte do portifólio do Grupo Stena - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 06/09/2023 às 04:00,
atualizado em 06/09/2023 às 16:14

Restrições na publicidade infantil afugentam investimentos para o setor audiovisual desde 2014, quando uma portaria da CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi regulamentada. Para Bruno Zanoni, diretor de Programação & Aquisição do Grupo Stenna, a lei não atingiu seu objetivo, mas acredita que precisam existir outros caminhos para proteger as crianças. Ele defende a retomada do debate sobre o tema “livre de polêmicas”.

“Dessa forma, poderemos encontrar um equilíbrio entre proteger os interesses das crianças e permitir um ambiente propício para investimentos e crescimento no setor. É fundamental considerar os avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos de consumo de mídia das crianças ao desenvolver essa regulamentação atualizada”, explica Bruno Zanoni ao NaTelinha.

Walter Zagari diz que Record voltou a ser TV evangélica e perde R$ 1 bilhão por falta de visão 

Governo precisa rever o veto da publicidade infantil 

Dentre os 40 canais que o Grupo Stenna gerencia, está o ZooMoo Kids, que é exibido na TV por assinatura e voltado para o público infantil de 0 a 8 anos. ZooMoo exibe produções nacionais e internacionais com conteúdo educativo e foco o desenvolvimento pré-escolar das crianças.

Dentre as novidades da ZooMoo Kids, o executivo destaca: “Em 2023, o canal comemora sua primeira coprodução original: Mundo de Kaboo. Somos o único canal infantil brasileiro que possui faixas de programação diária totalmente inclusivas".

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

A restrições de publicidade infantil nos crescimentos dos canais infantis

"As restrições de publicidade infantil são importantes para canais que não possuem uma curadoria apurada e o pensamento sobre a publicidade como forma também de manter investimentos para o canal para a aquisição de programação. O que precisamos sempre interpretar é que a publicidade está implícita em todos os meios de comunicação e, mesmo com restrições tão fortes como as que temos na publicidade em canais infantis, o mercado “brinquedeiro” ainda atinge recordes de exposição publicitária no mercado nacional brasileiro. Atualmente, enfrentamos esse grande desafio no ZooMooKids".

"Relançamos completamente o canal, garantindo que ele seja um ambiente seguro e sem excesso de publicidade, buscando alternativas com novos modelos de negócios e parcerias. O resultado na diminuição drástica de publicidade também foi causado por um mercado que não soube utilizar de maneira responsável a quantidade de inserções por minuto."

Bruno Zanoni, diretor de Programação & Aquisição do Grupo Stenna

"No entanto, é importante reconhecer que a portaria da Conanda (regulamentada em 2014 e que, no ano que vem, completa 10 anos) infelizmente não conseguiu atingir seus objetivos, resultando no afastamento de investimentos em qualquer conteúdo infantil. Acreditamos que devemos proteger nossa audiência de abusos, mas que restringir totalmente em um único canal de informação se torna, em partes, injusto com o veículo".

Soluções sobre a restrição de publicidade não inviabilizar os investimentos no setor

"A retomada do tema para debate, de maneira livre de polêmicas, é, sem sombra de dúvidas, importante para o fomento e crescimento até mesmo do mercado de distribuição e licenciamento de produtos baseados em animações."

"Dessa forma, poderemos encontrar um equilíbrio entre proteger os interesses das crianças e permitir um ambiente propício para investimentos e crescimento no setor. É fundamental considerar os avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos de consumo de mídia das crianças ao desenvolver essa regulamentação atualizada".

O grande diferencial da ZooMoo Kids

"O Canal Infantil ZooMooKids apresenta ao público brasileiro uma programação infantil totalmente segura para as crianças, com uma curadoria detalhista em entregar sempre conteúdo de qualidade educativa, com teor de respeito e inclusão. A grade do canal é composta por mais de 85% de conteúdo nacional brasileiro, licenciado de produtores independentes, valorizando assim o mercado nacional.

Fazem parte da programação sucessos como: Gato Galáctico, Patati Patatá, Meu Amigãozão, Paixonauta, Bolofofos, O Diário de Mika, Os Chocolix, Turma do Folclore, dentre outras mais de 40 produções".

ZooMoo Kids e a inclusão

Diretor de TV afirma que restrição na publicidade infantil não funcionou e afastou investimentos

"Em 2023, o canal comemora sua primeira coprodução original: Mundo de Kaboo. Somos o único canal infantil brasileiro que possui faixas de programação diária totalmente inclusivas, com conteúdos (Min e as Mãozinhas, Auts e Educadinho) preparados especialmente para crianças com alguma deficiência motora, física ou mental, como portadores de TEA e deficiências como auditiva ou autismo, onde de maneira lúdica e educativa o canal mostra que não há diferença entre ninguém. O canal tem como objetivo mostrar a qualidade do conteúdo infantil nacional brasileiro e trazer à tona temas importantes como inclusão e muito mais".

Assista ao vídeo com as estreia na ZooMoo Kids em setembro:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado