Exclusivo

Como o Globoplay pretende entrar no mercado internacional

Plataforma vai buscar parcerias mundiais

Globoplay traça estratégia para crescer no mundo - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 02/03/2021 às 06:59:00

O Globoplay terá uma tarefa hercúlea para enfrentar nos próximos meses, que é manter-se competitivo no mercado de audiovisual diante de players que são conhecidos mundialmente. E a plataforma da Globo não pretende apenas se solidificar como um dos primeiros do Brasil, mas também traçou uma estratégia de expansão mundial com um plano claro: fechar parceria com outros serviços em partes diferentes do mundo para crescer de modo orgânico.

Segundo apurou o NaTelinha, as parcerias entre Globoplay e outros serviços de streaming não serão esporádicas e a empresa está em negociação avançada com vários players para parcerias diferentes e em diversos locais do mundo. A ideia é expandir a marca através de conteúdo original ou até mesmo funcionando como uma espécie de "casa" de outros serviços, em algo semelhante ao que já acontece com a Disney+.

E se a plataforma da Disney quer ir além e deve fazer sua séries e novela dentro dos Estúdios Globo, para a cúpula do Globoplay a recíproca é verdadeira. A reportagem conversou com funcionários da empresa que confirmaram o plano de usar a parceria para ajudar a aquecer a marca no mercado dos Estados Unidos, onde o player ainda engatinha na comparação com outros. Com a parceria, a Globo espera terminar 2022 com pelo menos 1 milhão de assinantes no país.

VEJA TAMBÉM

Mas essa passa longe de ser a única parceria promovida por Erick Brêtas, diretor do grupo que comanda o Globoplay. Ao NaTelinha, fontes confirmaram que outras parcerias estão sendo modeladas e deverão ser confirmadas nos próximo meses, prevendo a expansão da marca ao redor do mundo, além da solidificação no mercado brasileiro.

Globoplay e HBO+

O Globoplay vem negociando uma extensa parceria com a HBO+, streaming da Warner e que ainda nem estreou no Brasil. A intenção vai muito além de apenas coproduzir produções nacionais e poderá fazer com que os Estúdios Globo sejam utilizados para produções internacionais da empresa, desde que o selo do streaming apareça em todo o países em que a produção for exibida.

A intenção também é permitir que atores e atrizes brasileiros façam parte do casting de séries da HBO+ nos EUA e que as produções entrem no catálogo do Globoplay, tanto no Brasil quanto nos EUA, na segunda janela, ou seja, depois de estrear na própria plataforma da Warner.

Globoplay e Paramount+

Quem também vem com negociações avançadas é a Paramount+ para se juntar ao Globoplay. A marca que chega ao Brasil com muitas horas de produção americana e até com conteúdo original, quer seguir os mesmos moldes da Disney e produzir conteúdo original dentro dos Estúdios Globo, mas ainda não há definição sobre o assunto.

A reportagem apurou que a empresa quer produzir versão brasileira de séries originais da Paramount e que isso estaria pesando nas negociações e, por isso, ainda não houve anúncio oficial. Pelo menos três séries ganhariam versão brasileira se o contrato fora assinado, mas não se sabe quais seriam as produções.

Globoplay e Netflix

Tanto Globoplay quanto Netflix não pretendem negociar parceria nesses moldes, ao menos não neste momento. Embora as mudanças profunda da empresa americana no Brasil, com a saída de Maria Angela de Jesus, possa mudar os rumos da empresa no Brasil, isso não significa que haverá proximidade entre as duas principais concorrente no mercado brasileiro.

Incluive, a Netflix confirmou ao NaTelinha, em entrevista exclusiva do vice-presidente de conteúdo da empresa para a América Latina, Francisco Assis, que pretende entrar nos próximos anos no principal segmento da Globo, as novelas.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS