Luto

Ex-narrador da Band, Januário de Oliveira morre aos 81 anos

Ex-locutor ficou conhecido por transmitir jogos de times do Rio de Janeiro

Januário de Oliveira morreu aos 81 anos - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas

Publicado em 31/05/2021 às 19:30:00

O ex-narrador Januário de Oliveira morreu aos 81 anos, nesta segunda-feira (31), após ficar 11 dias internado em um hospital particular de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ele sofreu uma parada cardíaca, enquanto enfrentava um quadro de pneumonia, não resistindo às complicações. Conhecido por narrar jogos de times cariocas, fez muito sucesso ao trabalhar na Band.

O ex-locutor foi uma das vozes mais ouvidas e queridas dos ouvintes quando acompanhavam partidas do futebol brasileiro entre os anos de 1980 e 1990. Com um jeito irreverente, acabou sendo responsável pela criação de diversões bordões nas transmissões de partidas na TVE ou na Band, como “Taí o que você queria, bola rolando” e “Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta”.

Brincalhão, adorava apelidar jogadores e muitos acabaram caindo na boca dos torcedores. O atacante Sávio, do Flamengo, era chamado de “Sávio, o Anjo Loiro”, enquanto Valdeir, que fez muito sucesso no Botafogo no século passado, se tornou o “Valdeir The Flash”.

Januário nunca escondeu sua paixão pelo Fluminense e o apelido que ficou mais marcado na cabeça dos fãs do clube carioca foi do centroavante Ézio. Ele chamava o ex-camisa 9 de “Super Ézio”, expressão usada pelos torcedores tricolores até os tempos de hoje.

O ex-locutor passou por várias emissoras, como na Rádio Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo, no Rio de Janeiro, além de trabalhar na TVE e na Band. Sua voz era muito conhecida por narrar partidas dos clubes do Rio.

VEJA TAMBÉM

Últimos anos de Januário de Oliveira

Uma das vozes mais queridas dos torcedores cariocas, ele recebeu uma homenagem no Maracanã, em abril de 2019. Valdeir, Sávio, William, ex-jogador do Vasco, e o filho e a viúva de Ézio – que faleceu em 2011 – encontraram o narrador. O bate papo teve exibição no Globo Esporte.

Januário se aposentou em 1998 por conta das complicações da diabetes, que o deixou cego. Porém, ele continuou realizando projetos de narração de futebol em Natal, cidade que vivia com a família nos últimos anos.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS